32 C°

quinta-feira, 5 de agosto de 2021.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Mundo

Europa já começa a preparar reforço de vacinação contra Covid

quarta-feira, 16 de junho 2021

Países europeus já se preparam para dar uma terceira dose de reforço da vacina contra Covid-19 no segundo semestre deste ano. A hipótese, que começou a ser discutida em fevereiro, vem ganhando espaço com a disseminação de variantes mais contagiosas, como a delta (identificada primeiramente na Índia). Ensaios clínicos para verificar qual dos imunizantes funcionaria melhor começaram nesta semana em 18 cidades do Reino Unido. Pesquisas adicionais são necessárias porque, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), os dados disponíveis até agora sobre as vacinas não permitem avaliar a necessidade, o risco e o benefício de uma terceira dose.


“Ensaios clínicos de imunizantes anti-Covid começaram há apenas um ano, e a possibilidade de acompanhar a vacinação em populações é ainda mais recente. Ainda não é possível saber por quanto tempo dura a proteção oferecida com as doses regulares, se um reforço adicional será benéfico ou, se for esse o caso, para quais populações”, afirmou a entidade. O estudo britânico, batizado de Cov-Boost, vai acompanhar voluntários com mais de 30 anos que já receberam duas doses de vacina. Parte deles receberá um placebo, enquanto outros grupos receberão um imunizante, que pode ou não ser o mesmo que eles já tomaram antes.


Serão testados os imunizantes já aprovados para uso no país (AstraZeneca, Pfizer e Janssen, também aplicadas no Brasil, além do da Moderna) e a equipe estuda a possibilidade de já incluir vacinas que estão em avaliação pelo Reino Unido: Novavax, Curevac e Valneva.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com