32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Mundo

Homem é preso com explosivos próximo do aeroporto de Paris

quinta-feira, 06 de junho 2024

Um homem de 26 anos foi preso pelas autoridades de segurança da França após ter detonado explosivos dentro de um quarto de hotel na região norte da capital do país, próximo do aeroporto. O caso foi confirmado pela Procuradoria Nacional Antiterrorista (PNAT), nesta quarta-feira, 05. O homem em questão tem nacionalidade ucraniana e russa.
Conforme os policiais, o suspeito precisou ser socorrido pelos bombeiros, pois sofreu “queimaduras significativas” em decorrência da explosão. Dentro do quarto, foram encontrados ainda produtos e materiais que podem ser utilizados para fabricação de artefatos explosivos. À mídia internacional, uma fonte informou que a PNAT está trabalhando junto a uma agência de espionagem doméstica e que uma investigação sobre o caso já foi iniciada.
O homem é suspeito de participar de uma conspiração terrorista. Até o momento de produção desta reportagem, as embaixadas da Ucrânia e da Rússia em Paris não haviam se manifestado sobre o assunto. O aeroporto Charles de Gaulle, que é o local próximo de onde houve a prisão, informou que as suas operações não foram afetadas.

Olimpíadas
e segurança
É válido ressaltar que o caso ocorreu a menos de dois meses da realização dos Jogos Olímpicos de Paris, que deverão acontecer em meio a um cenário complexo na geopolítica. Em um contexto de guerras, que estão acontecendo no leste europeu e no Oriente Médio, a França tem estado em alerta máximo para a segurança. No mês passado, por exemplo, os serviços franceses frustraram o que seria o primeiro ataque planejado às Olimpíadas.
Na ocasião, um jovem checheno de apenas 18 anos foi preso por suspeita de estar preparando uma ação violenta a ser realizada no estádio de futebol de Saint-Etienne. O Ministério do Interior informou que o suspeito tinha a intenção de “morrer como mártir”.
O evento esportivo internacional acontecerá entre os dias 26 de julho e 11 de agosto. Estima-se que a França deva receber cerca de 15 milhões de turistas no período. Aproximadamente 45 mil policiais e outros agentes de segurança devem ser mobilizados durante a cerimônia de abertura. Medidas de segurança foram reforçadas para garantir que tudo transcorra bem. O governo francês, o Comitê Olímpico Internacional (COI) e empresas parceiras destinaram um orçamento de 320 milhões de euros para a área de segurança dos jogos.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com