32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Mundo

Itamaraty chama embaixador húngaro para conversar sobre Bolsonaro

terça-feira, 26 de março 2024

O Ministério das Relações Exteriores convocou o embaixador da Hungria no Brasil, Miklós Halmai, para conversar sobre o fato do ex-presidente Jair Bolsonaro ter se hospedado por dois dias na embaixada do país em Brasília depois de ter tido o passaporte apreendido. Halmai foi ao encontro da titular da Secretaria de Europa e América do Norte, Maria Luisa Escorel, e o Palácio do Planalto foi informado sobre a reunião.
As informações sobre o ex-presidente foram divulgadas nesta segunda-feira, 25, pelo jornal New York Times, porém, a estadia ocorreu entre os dias 12 e 14 de fevereiro. No dia 08 daquele mês, Bolsonaro foi alvo de uma operação da Polícia Federal sobre uma suposta tentativa de golpe de estado e teve o passaporte apreendido. Em nota, a defesa do ex-chefe do Executivo brasileiro afirmou que ele “passou dois dias hospedado na embaixada da Hungria em Brasília para manter contatos com autoridades do país amigo” e que, no período em questão, Bolsonaro “conversou com diversas autoridades húngaras” “atualizando os cenários políticos das duas nações”.
O jornal norte-americano ressaltou na reportagem que o político brasileiro é próximo do primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, e que, inclusive, já se referiu a ele como “irmão” durante uma visita feita à Europa em 2022. Os dois também se encontraram em dezembro de 2023 por ocasião da posse de Javier Milei, na Argentina. Após a operação da Polícia Federal, Orbán utilizou as redes sociais para declarar apoio ao amigo. “Um patriota honesto. Continue lutando, senhor presidente Jair Bolsonaro”, escreveu ao publicar uma foto ao lado do ex-presidente.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com