32 C°

quinta-feira, 5 de agosto de 2021.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Mundo

Kenneth Kaunda, ex-presidente da Zâmbia, morre aos 97

sexta-feira, 18 de junho 2021

Kenneth Kaunda, ex-presidente da Zâmbia e um dos últimos “pais fundadores” da África, morreu nesta quinta-feira (17) aos 97 anos. Ele estava internado num hospital da capital, Lusaka, desde o início da semana, para se tratar de uma pneumonia. Segundo assessores, a causa da morte não foi Covid-19.


Conhecido como “KK”, ele presidiu a ex-colônia britânica, de 19 milhões de habitantes, durante 27 anos, a partir da independência, em 1964. Foi um dos primeiros líderes africanos a decidir deixar o poder voluntariamente, em 1991, o que lhe rendeu admiração internacional e apagou um pouco a má impressão deixada por seu governo autoritário, em que chegou a suprimir partidos de oposição.


Na vida pós-Presidência, Kaunda era visto como uma figura respeitada e um defensor da conciliação e da moderação política. No enterro do sul-africano Nelson Mandela, em 2013, foi saudado como um ícone da libertação do continente. “Em nome de toda a nação, rezo para que a família Kaunda encontre conforto neste momento em que lamentamos a morte de nosso primeiro presidente e verdadeiro ícone africano”, disse o atual presidente da Zâmbia, Edgar Chagwa Lungu.


Nascido na antiga colônia da Rodésia do Norte, Kaunda era filho de um missionário da Igreja da Escócia. Na década de 1950, ele se juntou ao nascente movimento local de descolonização, parte de um fenômeno que se espalhava rapidamente por toda a África. Chegou a ser preso pela autoridade colonial britânica e liderou atos de desobediência civil, que depois levariam à independência. Na primeira eleição do novo país, tornou-se presidente.
Como ocorreu com a maioria dos líderes dos novos Estados africanos, abraçou o socialismo, nacionalizando empresas e terras e sufocando a oposição. O regime, no entanto, nunca chegou ao grau de violência do vizinho Zimbábue, comandado por Robert Mugabe.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com