32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Mundo

Mais de 50 réplicas atingem a Califórnia após tremor de 5,4 graus

quarta-feira, 30 de julho 2008

O tremor de 5,4 graus que abalou ontem o sul da Califórnia foi seguido de mais de 50 tremores secundários –o maior deles com 3,6 graus na escala Richter. Segundo geólogos citados pela agência Reuters, há poucas chances de uma das réplicas se tornar um tremor de grande intensidade.

O primeiro abalo, registrado às 11h42 (15h42 em Brasília), fez prédios tremerem e provocou a retirada das pessoas de algumas construções como medida preventiva. Não há informações sobre vítimas ou danos materiais.

Pessoas aguardam do lado de fora de prédio em Los Angeles pouco após terremoto; não há registro de feridos ou de danos
"Acredito que nós tivemos sorte com este (terremoto)", afirmou o governador Arnold Schwarzenegger em uma entrevista coletiva em Sacramento.

O tremor foi sentido de Los Angeles a San Diego e, de forma leve, em Las Vegas. Brasileiros das cidades de Irvine, Long Beach e Redondo Beach, todas na Califórnia, também sentiram o abalo.

Anteriormente, o Instituto de Pesquisas Geológicas dos EUA (U.S. Geological Survey) havia informado que a intensidade do tremor era de 5,8 graus na escala Richter. Seu epicentro foi localizado a 47 km a leste-sudeste do centro de Los Angeles, perto das montanhas Chino, no Condado de San Bernardino.

O porta-voz dos bombeiros de Los Angeles Brian Humphrey afirmou que não há informações sobre feridos ou danos em Los Angeles. Um comunicado do Condado de San Bernardino também não registra danos.

Los Angeles. O prefeito de Los Angeles, Antonio Villaraigosa, confirmou hoje que o terremoto 5,4 graus na escala Richter registrado no sul da Califórnia não deixou feridos e ressaltou que "poderia ter sido pior".

Em entrevista à rede CNN de televisão, Villaraigosa disse que as agências municipais estão em alerta perante a possibilidade de que ocorram réplicas fortes, enquanto seguem chegando relatos de danos.

O prefeito, que passa férias em Londres com o filho, entrou em contato com as autoridades municipais e com o governador da Califórnia para avaliar as conseqüências do tremor.

"Não há motivo para se preocupar", afirmou Villaraigosa após conversar com Schwarzenegger.

Big One.O Estado da Califórnia, situado sobre falhas tectônicas –entre elas as mais ativas do mundo–, vive sob o temor do "Big One" — sismo devastador previsto para ocorrer sob a falha de San Andreas.

Cientistas estimam que há 70% de riscos de que ele possa se produzir nos próximos 30 anos.
Especialistas afirmam que a linha de falhas na região provoca um tremor de grande intensidade uma vez a cada 150 anos.

Em janeiro de 1994, um tremor de magnitude de 6,7 graus em Northridge, perto de Chatsworth, causou a morte de 72 pessoas e deixou 10 mil feridos.

No Condado de Orange, cerca de 2.000 membros da polícia americana participavam de uma conferência sobre gangues em um hotel em Anaheim quando o tremor chacoalhou a sala de conferências.

Fonte: Folhaonline

Foto: Kim Johnson Flodin/AP

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com