32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Mundo

Maryland declara estado de emergência após colapso de ponte

quarta-feira, 27 de março 2024

O governador do estado de Maryland, nos Estados Unidos (EUA), declarou estado de emergência após uma ponte na cidade de Baltimore desabar devido a colisão de um navio de carga. “Declarei estado de emergência aqui em Maryland e estamos trabalhando com equipes para mobilizar rapidamente recursos federais da administração de Biden”, explicou Wes Moore em uma publicação nas redes sociais.
O acidente aconteceu por volta da 1h30 da madrugada no horário local, o que corresponde a cerca de 2h30 no horário de Brasília. “Somos gratos aos homens e mulheres corajosos que estão realizando esforços para resgatar os envolvidos e rezamos pela segurança de todos”, disse o governador. Na manhã desta terça-feira, 26, duas pessoas foram resgatadas com vida.
De acordo com as informações divulgadas pela mídia internacional, as equipes de resgate estariam buscando, pelo menos, mais seis pessoas. No momento do acidente, havia um grupo de empreiteiros no local a pedido da Autoridade de Transportes de Maryland. É possível que os veículos que caíram na água pertencessem aos funcionários. O porta-contêineres envolvido no caso tem bandeira de Cingapura, levava 22 tripulantes e era comandado por pilotos locais, usados especificamente para evitar episódios como o que ocorreu. Momentos antes da batida, o navio teria perdido a propulsão e lançado âncora como parte do seu protocolo de emergência. “Podemos confirmar que a tripulação notificou as autoridades sobre um problema de energia”, destacou Moore.
A temperatura da água se mostrou um outro fator de dificuldade para os esforços de resgate. Próximo ao local do colapso, a água tinha temperaturas que variavam entre cerca de 7 a 8 graus Celsius. “Estamos falando de uma porta de canal profundo. São 40, 50 metros de profundidade, correntes fortes. O tempo está ventoso, a água está fria. E por isso certamente nos preocupamos com quem está na água, sem falar na queda da ponte”, ressaltou o executivo do condado de Baltimore Johnny Olszewski à CNN. “Parece um pesadelo para todos nós na região da Grande Baltimore”, lamentou.
O Federal Bureau of Investigation (FBI) se pronunciou sobre o caso ontem para negar a possibilidade de que a situação esteja relacionada com um ataque terrorista. “Não havia nenhuma informação específica e crível que sugerisse qualquer ligação com o terrorismo neste momento”, afirmou o prefeito de Baltimore, Brandon Scott.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com