32 C°

7 fevereiro 2024.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Mundo

Morte de Piñera é 2ª tragédia em dias e deixa chilenos incrédulos

quarta-feira, 07 de fevereiro 2024

Incredulidade foi o sentimento geral no Chile, à medida que as primeiras informações de que o ex-presidente Sebastián Piñera havia morrido num acidente de helicóptero começaram a chegar por mensagens e perfis de redes sociais. Além da notícia em si, houve uma questão de “timing”. O país ainda tenta se reerguer dos incêndios que se iniciaram apenas cinco dias antes, na última sexta-feira (2), queimando bairros inteiros e matando mais de 130 pessoas na região de Viña del Mar, a uma hora e meia de Santiago. “Não pode ser.

Será que é fake news?”, dizia o motorista Robinson Adasme, 62, ao atender o telefone e receber a notícia por um amigo em frente ao IML (Instituto Médico Legal) da cidade vizinha Valparaíso, onde dezenas de corpos continuam sendo reconhecidos. Piñera faleceu enquanto pilotava o helicóptero, que caiu num lago na região centro-sul chilena de Los Ríos, por causas que agora serão investigadas. Outros três membros de sua família que estavam na aeronave sobreviveram porque conseguiram sair e nadar até as margens. Ainda não se sabe por que o ex-presidente não deixou o veículo como os outros passageiros -alguns relatos na imprensa dizem que ele não teria conseguido soltar o cinto e teria ficado preso na aeronave, enquanto outros mencionam um possível infarto.

Nos primeiros momentos, a morte gerou dúvidas nos chilenos sobre sua veracidade e também sobre o modo como ocorreu, com a confirmação vindo tempos depois. Em grupos da imprensa, gerou-se uma cascata de jornalistas duvidando da informação, até que a ministra do Interior e Segurança Pública, Carolina Tohá, surgiu em frente às câmeras para dizer que o atual presidente, Gabriel Boric, “determinou que se realize um funeral de Estado e que se declare luto nacional”.

“Queremos expressar nossa comoção por essa tragédia, enviar o nosso abraço solidário à família do ex-presidente e a todos que são próximos a ele, mas também a todas as chilenas e chilenos”, afirmou ela. “Ele nos governou e será lembrado pela maneira como dedicou a sua vida ao serviço público.” Piñera foi um empresário bilionário e uma importante liderança da direita no Chile, sendo eleito duas vezes, de 2010 a 2014 e de 2018 a 2022.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com