32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Mundo

Primeiro-ministro da Eslováquia é alvo de tentativa de assassinato

quinta-feira, 16 de maio 2024

O primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico, sofreu uma tentativa de assassinato nesta quarta-feira, 15, enquanto deixava uma reunião do governo na cidade de Handlová. O premiê foi baleado no abdômen e levado às pressas para atendimento de urgência em um hospital. A presidente do país, Zuzana Čaputová, informou que o suspeito de cometer o crime foi detido pelas autoridades. O ministro do Interior, Matus Sutaj Estok, confirmou que há suspeitas de que o caso tenha motivação política.
O episódio surpreendeu diversos líderes da Europa, que se manifestaram publicamente pouco tempo após a ação. A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, por exemplo, condenou veementemente “o ataque vil” contra Fico. “Tais atos de violência não têm lugar na nossa sociedade e minam a democracia, o nosso bem comum mais precioso. Os meus pensamentos estão com o premiê Fico e a sua família”, escreveu. Charles Michel, que preside o Conselho Europeu, afirmou que “nada poderá justificar a violência ou tais ataques”.
A mesma mensagem foi reforçada pelo chanceler alemão, Olaf Scholz, que pontuou que situações semelhantes não poderiam encontrar espaço na política do continente. “A notícia da tentativa covarde de assassinato do primeiro-ministro eslovaco Fico me choca profundamente”, lamentou. O primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, também disse ter ficado chocado com os acontecimentos. “Todos os nossos pensamentos estão com o primeiro-ministro Fico e sua família”, declarou. Representantes da Ucrânia, da Holanda, da República Tcheca e do Parlamento Europeu também se solidarizaram com o premiê eslovaco, que tem 59 anos.
De acordo com informações divulgadas pela mídia internacional, poucas pessoas estavam aguardando o primeiro-ministro fora do espaço onde a reunião governamental ocorreu. Nenhum dos presentes parecia estar protestando ou vaiando o representante da Eslováquia, com exceção de um homem que segurava um cartaz. A imprensa local detalhou que o autor do crime tem 71 anos.
Robert Fico venceu as eleições gerais do seu país em novembro do ano passado. O primeiro-ministro apresentou uma plataforma pró-Putin e é contra a ajuda fornecida pela União Europeia e pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) à Ucrânia. Além disso, ele já manifestou opiniões contrárias sobre temas como casamento entre pessoas do mesmo sexo, a adoção de crianças por esses casais e a imigração de muçulmanos para a Eslováquia. Na pandemia, o primeiro-ministro também comparou as vacinas contra a covid-19 com armas biológicas.
Esta é a terceira vez que Fico ocupa o cargo de premiê, tendo exercido a função pela primeira vez entre 2006 e 2010, e em um segundo momento entre 2012 e 2018. Neste último período citado, renunciou ao cargo pressionado pela oposição após o assassinato de uma jornalista que investigava a corrupção em seu governo.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com