32 C°

8 fevereiro 2024.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Mundo

Primeiro-ministro de Israel rejeita acordo de cessar-fogo com Hamas

quinta-feira, 08 de fevereiro 2024

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, rejeitou nesta quarta-feira, 07, o acordo de cessar-fogo que foi ofertado pelo grupo radical islâmico Hamas para que houvesse o retorno dos reféns que ainda estão sendo mantidos sob seu poder desde o agravamento das tensões, em outubro do ano passado. O premiê garantiu que a vitória israelense no conflito na Faixa de Gaza está próxima e renovou a promessa de destruir os rivais. Na visão do líder de Israel, a única alternativa para seu país é o colapso do grupo.

A proposta rejeitada visava um cessar-fogo de quatro meses e meio, período no qual os reféns seriam libertados. Em troca, os israelenses precisariam retirar suas tropas de Gaza. Nesse mesmo contexto, também havia o objetivo de encontrar um acordo para que a guerra fosse finalizada. A oferta foi feita como uma resposta a uma outra proposta desenhada pelos chefes de espionagem dos Estados Unidos e de Israel, que foi entregue aos radicais por mediadores do Catar e do Egito.

Netanyahu afirmou ontem que mais de 20 mil combatentes do Hamas foram mortos ou feridos e que a vitória era uma “questão de meses” e não de décadas ou anos. “Os valentes combatentes [israelenses] provaram que tudo o que nos disseram ser impossível era possível”, disse o premiê. “Defini a vitória absoluta como meta desde o início. Não vamos nos contentar com menos do que isso. Vamos continuar até o fim. (…) A pressão militar contínua é uma condição essencial para a libertação de reféns”, pontuou.
De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), a escalada de violência na região tornou Gaza um lugar inabitável e, por isso, seria necessária uma pausa prolongada nos combates para aliviar os efeitos da crise humanitária. A única trégua nos confrontos ocorreu em novembro e durou apenas uma semana.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com