Ao menos 20 pessoas ficaram feridas e oito foram detidas ontem durante violentos incidentes entre funcionários públicos e policiais na cidade argentina de Córdoba, em meio a um protesto contra a redução de aposentadorias.
Uma verdadeira batalha campal tomou conta do centro de Córdoba, deixando sete policiais e 13 manifestantes feridos, segundo um oficial.
O incidente ocorreu quando a Câmara Provincial debatia uma reforma do regime previdenciário, que reduz em 22% a 25% as aposentadorias superiores a 5.000 pesos (cerca de R$ 2.577). A medida é promovida pelo governador peronista da Província de Córdoba, Juan Schiaretti.
Apesar do protesto, a redução do valor das aposentadorias foi aprovado.
Para dispersar os manifestantes, a polícia disparou balas de borracha e lançou bombas de gás lacrimogêneo, enquanto era atacada com fogos de artifício, pedras e garrafas.
Schiaretti afirma que a redução das aposentadorias é necessária para enfrentar a suspensão do repasse de verbas do governo federal, da presidente Cristina Kirchner, adotado como represália por seu apoio à greve do setor agrário.
Fonte: Agência Folha