32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Mundo

“Sangue nas mãos”, dizem EUA sobre presidente do Irã

terça-feira, 21 de maio 2024

Após a confirmação da morte do presidente do Irã, Ebrahim Raisi, que perdeu a vida em um acidente de helicóptero no domingo, 19. O porta-voz da Casa Branca, John Kirby, se referiu ao iraniano como um “homem que tinha muito sangue nas mãos” devido ao apoio dado a grupos extremistas na região. Na sua fala, Kirby também reforçou que os Estados Unidos vão continuar responsabilizando o Irã pela instabilidade que assola aquela parte do mundo. Mais cedo, os norte-americanos expressaram suas “condolências oficiais” pela morte de Raisi, mas ressaltaram que continuarão enfrentando o “apoio do Irã ao terrorismo, à proliferação de armas perigosas” e o desenvolvimento do seu programa nuclear.
“Enquanto o Irã escolhe um novo presidente, reafirmamos o nosso apoio ao povo iraniano e à sua luta pelos direitos humanos e pelas liberdades fundamentais”, disse o porta-voz do Departamento de Estado, Matthew Miller. O secretário de Defesa do país, Lloyd Austin, por sua vez, deixou claro que os Estados Unidos não estão envolvidos com o acidente que tirou a vida do presidente iraniano e disse que não tinha qualquer informação adicional sobre o acidente. “Não posso especular sobre o que pode ter sido a causa. Acho que saberemos mais quando os iranianos investigarem”, declarou.
Raisi, de 63 anos, era a segunda pessoa mais importante do território, atrás apenas do aiatolá Ali Khamanei, e tinha um mandato que iria até o ano de 2025. De acordo com a mídia iraniana, as eleições para a escolha de um novo presidente deverão acontecer no próximo dia 28 de junho. Até lá, o país será comandado pelo vice-presidente. O helicóptero que transportava Raisi caiu em uma região montanhosa e remota, no noroeste do Irã. A queda matou todas as pessoas que estavam a bordo, inclusive o ministro de Relações Exteriores iraniano, Hossein Amir-Abdollahian.

Repercussão Internacional
O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou que soube com pesar da confirmação da morte do presidente e do chanceler do Irã. “Minhas condolências aos familiares de todas as vítimas, ao governo e ao povo iraniano”, escreveu o chefe do Executivo nacional. Já o Itamaraty, declarou que o “governo brasileiro estende aos familiares do presidente Raisi, do chanceler Abdollahian e das demais vítimas, e ao governo e povo iranianos os mais sinceros sentimentos de solidariedade e pesar pelas irreparáveis perdas”.
O Papa Francisco também prestou solidariedade às vítimas do acidente. Em nota publicada pela Santa Sé, o líder da igreja católica disse estar confiando “as almas dos falecidos à misericórdia do Todo-poderoso”. “Envio a garantia de proximidade espiritual à nação neste momento difícil”, pontuou.
Diversos outros líderes mundiais lamentaram as mortes, entre eles o príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, e o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, que afirmou estar chocado com o caso. O presidente russo, Vladimir Putin, descreveu a situação como uma perda “irreparável”. “Como verdadeiro amigo da Rússia, ele [Raisi] deu uma contribuição pessoal inestimável para o desenvolvimento de boas relações de vizinhança entre os nossos países e fez grandes esforços para levá-las ao nível de parceria estratégica”, declarou. Representantes de nações como Turquia, Emirados Árabes Unidos, Kuwait e Síria também prestaram condolências e o líder da China, Xi Jinping, disse que a morte faz com que o povo chinês perca “um bom amigo”.
Grupos armados como o Hamas, Houthis e Hezbollah, que recebem apoio do Irã, lamentaram as mortes da mesma maneira. O Hamas, por exemplo, comparou Raisi a um “irmão mais velho”. Já a autoridade Houthi, Mohamed Ali Al-Houthi, afirmou que “o povo iraniano continuará tendo líderes leais”. No Líbano, foi decretado luto de três dias pela morte de Raisi e, no Paquistão, o governo prometeu hastear a bandeira a meio mastro como sinal de respeito ao presidente iraniano e seus companheiros.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com