32 C°

terça-feira, 30 de novembro de 2021.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Mundo

Scholz conclui acordo para suceder Merkel

“O semáforo está aceso”, disse nesta quarta (23) Olaf Scholz, 63, ao anunciar o acordo que deve torná-lo o sucessor da primeira-ministra Angela Merkel, que há 16 anos governa a Alemanha. Semáforo é o apelido da coalizão entre seu partido, o SPD (social-democrata), os Verdes e o FDP (liberal), e faz referência às cores das três agremiações: vermelho, verde e amarelo, respectivamente.

O acordo será votado pelos três partidos, e espera-se que Scholz seja eleito premiê pelos deputados no começo de dezembro. Isso instalará o primeiro governo de coalizão triplo na Alemanha desde o pós-guerra. O social-democrata se prepara para assumir a Alemanha num momento em que os novos casos de Covid-19 chegam a nível recorde desde o começo da pandemia.

O combate à doença foi o primeiro ponto de seu discurso, antes mesmo de anunciar o acordo de coalizão. “O coronavírus ainda não foi derrotado, infelizmente”, disse. Scholz afirmou que as restrições aos não vacinados serão aplicadas com rigor e o efeito das medidas será monitorado de perto, para “desenvolver outras etapas, se necessário”.
“Juntos, temos em nossas mãos as chances de barrar esta terrível quarta onda. O novo governo federal fará o que for preciso para levar o país a uma boa travessia neste momento”, afirmou.

Desafios
Para comandar o país mais rico de uma Europa que enfrenta as consequências do brexit (a saída do Reino Unido da União Europeia), e crises com a Rússia, a China e a Belarus, Scholz terá em seu gabinete dois de seus adversários durante a campanha eleitoral, agora seus parceiros de coligação.
Annalena Baerbock, colíder dos Verdes, será ministra das Relações Exteriores, e o líder do liberal FDP, Christian Lindner, será o novo ministro das Finanças. O Ministério do Trabalho continuará com o social-democrata Hubertus Heil, e Scholz anunciou a implantação de uma de suas principais plataformas de campanha: o aumento do salário mínimo.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com