A SpaceX lançou nesse sábado (18), por volta das 10h (horário de Brasília), o foguete Super Heavy, transportando a nave Starship para um teste suborbital de voo, sem tripulação a bordo. Houve uma explosão do propulsor logo após a separação da nave, e o centro de controle perdeu contato com a Starship. “A desmontagem não programada do propulsor ocorreu rapidamente após a separação do estágio, enquanto os motores da nave estelar continuavam a funcionar por vários minutos em sua trajetória para o espaço”, comunicou a empresa.
A SpaceX compartilhou o link para o acompanhamento ao vivo no microblog X (antigo Twitter). Apesar da explosão do propulsor após a separação, a SpaceX considerou o lançamento bem-sucedido, destacando que “a Starship decolou com sucesso sob a potência de todos os 33 motores”. Esta foi a segunda tentativa, após uma falha em abril, e a empresa vê este teste como um passo para aprimorar a confiabilidade da Starship, visando a “vida multiplanetária”.
Em nota, a SpaceX expressou emoção pelo teste e afirmou que analisará os dados para contribuir para o rápido desenvolvimento contínuo da Starship. Os cientistas perderam contato com a cápsula e a missão foi encerrada. A SpaceX admitiu que sabia da possibilidade de incidentes. O objetivo era que a Starship voasse por uma hora e meia, com pouso no Oceano Pacífico. A empresa planeja usar essa nave para levar seres humanos à lua, nos próximos anos, e a Marte no futuro.