32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Mundo

Terremoto em Taiwan foi o mais forte dos últimos 25 anos

quinta-feira, 04 de abril 2024

A ilha de Taiwan foi atingida nesta quarta-feira, 03, pelo terremoto mais forte dos últimos 25 anos. De acordo com as autoridades, o abalo sísmico teve magnitude 7.4 e matou, pelo menos, nove pessoas, deixando outras 900 feridas e mais 50 que estavam a caminho de um parque nacional desaparecidas. Imagens que mostravam edifícios inclinados após o tremor de terra rodaram o mundo.
O terremoto teve uma profundidade de 34,8 km, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, e causou um alerta de tsunami no sul do Japão e nas Filipinas que, posteriormente, foi retirado. As autoridades japonesas classificaram o tremor como tendo magnitude 7.7 e detalharam que pequenas ondas de tsunami atingiram partes do sul de Okinawa. A China, por sua vez, relatou que o fenômeno foi sentido na província de Fujian e a mídia internacional revelou que testemunhas também o perceberam no centro comercial de Xangai.
Em Taiwan, há relatos de pessoas que ficaram presas para o lado de fora das janelas e de deslizamentos de terra. O serviço de metrô de Taipé teve operações suspensas por um breve momento, mas já havia retornado as atividades no início da tarde de ontem pelo horário de Brasília.
No norte do condado de Hualien, cerca de 60 pessoas ficaram presas no túnel de Jinwen e mais 15 se encontravam em situação semelhante no túnel de Dachingshui, na mesma região. A rodovia que conecta Hualien com o norte da ilha foi fechada, uma vez que sofreu graves prejuízos após deslizamentos de terra e rochas que caíram durante o terremoto.
Os hospitais de Taipé continuaram operando normalmente, porém, o governo municipal confirmou que as unidades foram danificadas pelo abalo sísmico. Pelo menos sete hospitais tiveram problemas estruturais como telhas caídas, tetos parcialmente caídos, rachaduras na parede e falta de eletricidade. O comunicado das autoridades informou que um dos prédios, o Hospital Geral Tri-Service Songshan Branch, suspendeu temporariamente as atividades devido a quedas de energia, tetos caídos e vazamentos de água.
A Força Aérea de Taiwan também relatou que seis caças F-16 foram levemente danificados em uma base que frequentemente mobiliza jatos para evitar incursões dos militares chineses, já que o país vizinho reivindica posse sobre a ilha. O presidente eleito Lai Ching-te, que deve tomar posse no próximo mês de maio, afirmou que o mais importante no momento é resgatar as pessoas. Segundo ele, a ligação ferroviária para Hualien deverá ser restabelecida nesta quinta-feira, 04.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com