32 C°

quinta-feira, 27 de janeiro de 2022.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Mundo

Trump teve Covid antes de primeiro debate com Biden

O ex-presidente dos EUA Donald Trump teria recebido o diagnóstico de Covid três dias antes do primeiro debate com Joe Biden, em setembro de 2020, segundo reportagem publicada nesta quarta (1º) pelo jornal The Guardian, que teve acesso ao livro de Mark Meadows, último chefe de gabinete do republicano.

A presença do ex-presidente no evento, porém, foi possível porque um segundo teste teria descartado a contaminação. De acordo com Meadows, o primeiro resultado foi comunicado pelo médico da Casa Branca em 26 de setembro, quando o helicóptero do republicano se preparava para decolar para a Pensilvânia. “Impeça o presidente de ir”, disse Sean Conley. “Ele teve resultado positivo para Covid.”

O aviso coincidia com o fato de Trump parecer “um pouco cansado” e suspeitar de um “leve resfriado”. Ao receber a notícia, Meadows teria sido o responsável por informar o então presidente, que já havia decolado. Segundo o chefe de gabinete, embora soubesse que cada candidato era obrigado a “ter um teste com resultado negativo 72 horas antes do início [do debate], nada impediria [Trump] de sair por aí”.

Teste
O republicano teria então ficado sabendo do resultado do primeiro teste ao conversar por telefone com Meadows, já dentro do helicóptero. Após receber a notícia, o ex-presidente teria reagido com irritação.
O chefe de gabinete, no entanto, informou inicialmente que o vírus havia sido detectado por meio de uma tecnologia mais antiga. Assim, uma segunda análise seria feita em um sistema mais moderno.

Ao retornar a ligação, o resultado negativo foi informado e, segundo Meadows, ele “quase podia ouvir o ‘graças a Deus’ coletivo que ecoava pela cabine”. Ainda conforme o chefe de gabinete, Trump interpretou a notícia como uma “permissão total para prosseguir como se nada tivesse acontecido”.
Por outro lado, Meadows destaca em seu livro que “instruiu todos em seu círculo imediato” a tratar o então presidente, durante a viagem à Pensilvânia, como se estivesse infectado pelo vírus.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com