32 C°

domingo, 7 de agosto de 2022.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Mundo

Ucrânia: ataque a shopping deixa ao menos 18 mortos

quarta-feira, 29 de junho 2022

Pelo menos 18 pessoas morreram e mais 59 ficaram feridas após um ataque com mísseis da Rússia nesta segunda-feira (27) a um shopping em Kremenchuk, na Ucrânia. Os números foram atualizados por Kiev em novo balanço divulgado nesta terça-feira (28).

“É um ato de terrorismo contra civis”, afirmou o governador regional, Dmitro Lunin. A mensagem sugere que não havia alvos militares que a Rússia poderia estar mirando nas proximidades do shopping.
O exército russo afirmou que atacou um depósito de armas em Kremenchuk, o que provocou explosões que incendiaram um centro comercial que, segundo as autoridades, estava fechado. “As explosões de munição para armas ocidentais provocaram um incêndio no shopping próximo, que não estava operacional no momento”, afirmou o exército em comunicado.

Relato
O ataque foi relatado pelo presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski, mais cedo ao afirmar que um estabelecimento comercial lotado havia sido atingido pela artilharia russa. Em uma mensagem no Telegram, o presidente disse que mais de 1.000 pessoas estavam no centro comercial no momento do ataque. Ele não deu detalhes sobre as mortes, mas disse que “é impossível sequer imaginar o número de vítimas”. “É inútil esperar da Rússia a decência e a humanidade”, escreveu.

“O ataque russo de hoje contra um shopping center em Kremenchuk é um dos atos terroristas mais escancarados da história europeia. Uma cidade pacífica, um centro comercial comum, onde havia mulheres, crianças, civis comuns”, disse Zelenski em vídeo publicado no Telegram.
Pelas redes sociais, o Estado-Maior das Forças Armadas da Ucrânia compartilhou o relato de Zelenski com um vídeo do shopping em chamas e uma densa fumaça escura saindo do local.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com