32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Nacional

Açude Gargalheiras sangra pela primeira vez após 13 anos de seca

quinta-feira, 04 de abril 2024

Açude Gargalheiras, que não sangrava desde maio de 2011, começou a fase de sangria nesta última quarta-feira (3) por volta das 23h30, ele está localizado na cidade de Acari, no Rio Grande do Norte, e foi um dos cenários filmados no longa-metragem “Bacurau” (2019) do cineasta pernambucano Kléber Mendonça Filho. Os moradores da Região de Seridó comemoram o acontecimento com fogos de artifício. No açude, a água escorre por uma parede de mais de 20 metros, que, em breve, pode ocasionar o “véu de noiva”, apelido dado pelos sertanejos para a queda d’água.

Foto: Reprodução

A sangria acontece quando a capacidade máxima de um reservatório de água é ultrapassada e acaba transbordando. O Gargalheiras é patrimônio histórico e ponto turístico do Rio Grande do Norte. Sua capacidade de armazenamento é de 44 milhões de metros cúbicos de água, o suficiente para o abastecimento de cerca de 4 anos para uma população com mais de 50 mil pessoas.

O açude passou por dificuldades e por escassez de chuvas. Ficou completamente seco em 2017, 2018 e 2019. Os habitantes da cidade de Acari, ansiosos, sem presenciar o ocorrido há anos, já aguardavam a sangria desde a última segunda (1°) e até chegaram a esperar às margens do açude. A comemoração contou até com fogos de artifício.

O diretor brasileiro Kléber Mendonça Filho, que gravou “Bacurau” (2019) no local enquanto estava em período completo de seca, publicou no X, antigo Twitter, fotos do açude, uma durante as gravações e outra atual, evidenciando a diferença do volume de água em suas redes sociais. “Chega dá uma tontura ver as duas fotos”, comenta.

Dados do Instituto de Gestão de Águas do RN (Igarn) afirmam que, no dia 22 de fevereiro, o açude tinha 1,63% do volume de água. Na quinta-feira (28), o volume de água subiu para 36%, maior número registrado desde 2012. Foram 40 dias de espera até a sangria finalmente acontecer.

Mais conteúdo sobre:

Açude Gargalheiras Açude sangrando Rio Grande do Norte

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com