32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Nacional

Após o rompimento da barragem 14 de julho, comunidades são evacuadas no RS

sexta-feira, 03 de maio 2024

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu alerta e determinou a evacuação de comunidades em sete cidades do estado após o rompimento da barragem 14 de Julho devido às fortes chuvas. A barragem está localizada entre as cidades de Cotiporã e Bento Gonçalves, na Região da Serra.

Foto: Reprodução

O alerta vale para os municípios de Arroio do Meio, Encantado, Colinas, Lajeado, Roca Sales, Santa Tereza e Muçum. As sirenes da barragem foram acionadas. O poder público orienta que a população deixe as áreas de risco e busquem abrigo em regiões mais altas.

Conforme a Companhia Energética Rio das Antas (Cetran), responsável pela administração da barragem, a estrutura está “em situação estável, sem alterações desde o rompimento parcial ocorrido na tarde desta quinta-feira, 02 de maio”.

“Os dados mostram que as vazões diminuíram nas últimas horas. A Ceran segue em contato com a Defesa Civil e priorizando a segurança das pessoas”, afirmou em nota.

Em entrevista coletiva na última quarta (1), o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, citou a possibilidade de colapso na estrutura da barragem. ”Caso continuem as chuvas, nós podemos ter um risco real de rompimento dessa barragem”, alertou.

Mais conteúdo sobre:

Fortes chuvas Rio Grande do Sul Rompimento da barragem

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com