26.1 C
Fortaleza

Aprovação no ITA traz estudantes de todo o país para Ceará

O Ceará tornou-se um celeiro para gênios das exatas de todo o país. No estado que historicamente lidera proporcionalmente as aprovações em um dos vestibulares mais difíceis do país –o ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica)–, escolas particulares garimpam os melhores alunos, oferecem de bolsas a alojamento, incentivam a competição em olimpíadas e formam turmas especializadas para o exame.
No último vestibular, o Ceará foi responsável por um terço das aprovações no ITA, ocupando 56 vagas. Cada vez mais estudantes e famílias se mudam para o Ceará em busca da expertise. Embora a fórmula hoje seja replicada em outras escolas, são dois grandes colégios particulares de Fortaleza os principais responsáveis pelas aprovações: Farias Brito e Ari de Sá.

Em ambos, o número de alunos de fora já supera o de cearenses e há uma verdadeira “comunidade de crânios”. “Lá todo mundo tem o mesmo objetivo. O nível é alto e é possível tirar dúvidas com os próprios colegas”, diz Marcello Ryaj, o primeiro lugar do vestibular passado.
Paraibano, ele deixou João Pessoa e se mudou para Fortaleza graças a uma bolsa ofertada pelo Farias Brito depois de um teste e dos resultados em olimpíadas de ciências.

A rotina de estudos nas turmas voltadas ao ITA pode se estender das 7h30 às 22h durante a semana e inclui aulas aos sábados e simulados aos domingos, o que pode trazer desafios psicológicos.
Por isso, os colégios dizem implementar projetos de combate ao estresse e acompanhamento psicológico.

No Ceará, a preparação pode começar bem antes do terceiro ano. A partir do segundo ciclo do ensino fundamental, os alunos são convidados a participar de olimpíadas, com aulas preparatórias no contraturno.
“A gente se inspira na Biblioteca de Alexandria”, afirma o diretor superintendente do Farias Brito, Tales de Sá Cavalcante. “Era um centro de excelência e de pesquisa que recrutava os gênios da humanidade. Eles davam um jeito de fornecer hospedagem e livros para que aquele time de excelência ficasse reforçado.”
O Ceará se prepara para receber a primeira sede do instituto fora de São Paulo, e o Governo do Ceará criou um curso preparatório voltado para alunos de escolas públicas, com apoio pedagógico dos dois colégios.

A expectativa é que, agora, mais estudantes busquem o estado para se preparar. “É como se fosse um time de futebol onde um craque é sempre bem-vindo”, diz o diretor do Farias Brito.

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img