32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Nacional

Base aérea de Canoas recebe primeiros voos comerciais nesta segunda (27)

domingo, 26 de maio 2024

A partir desta segunda-feira (27), a base aérea de Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre, passa a receber voos comerciais. O início das operações é mais uma tentativa de atenuar o caos logístico criado pelo fechamento do aeroporto Salgado Filho, na capital gaúcha.

As operações em Canoas têm caráter emergencial, enquanto o terminal de Porto Alegre segue paralisado pela enchente de proporções históricas que devastou regiões do Rio Grande do Sul.
A Latam anunciou os primeiros voos em Canoas, a partir da manhã desta segunda. Já o início das operações da Azul e da Gol está previsto para sábado (1º).

A medida faz parte do que o Ministério de Portos e Aeroportos chama de malha aérea emergencial. Segundo informações divulgadas pela pasta, a medida pode chegar a 134 voos extras semanais em nove terminais gaúchos e de Santa Catarina.

Os locais são os seguintes: Canoas, Caxias do Sul, Santo Ângelo, Passo Fundo, Pelotas, Santa Maria e Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, além de Florianópolis e Jaguaruna, no estado vizinho.
A projeção é que 35 desses voos semanais possam ser acomodados em Canoas. A base aérea só fica atrás do número previsto para o aeroporto de Caxias do Sul (39 voos semanais), na Serra Gaúcha (a 120 km de Porto Alegre).

“É uma ação emergencial, tenta minimizar o problema. É preciso ter plena consciência de que não vai substituir a importância do Salgado Filho”, diz Luiz Afonso Senna, professor da Escola de Engenharia da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e doutor na área de transportes.

Até o momento, a Latam anunciou 12 voos semanais na base aérea. Esse pacote inclui uma operação diária entre Guarulhos e Canoas (ida e volta). Outra rota ofertada pela companhia envolve cinco voos semanais (exceto quarta e sábado) entre Congonhas e a cidade gaúcha (também ida e volta). Conforme a Latam, as rotas serão operadas por aeronaves Airbus A320, com capacidade para até 176 passageiros.
Já a Gol anunciou até nove voos semanais entre Guarulhos e Canoas (ida e volta) a partir do sábado. As operações da empresa serão realizadas com o uso de aeronaves do modelo Boeing 737. A capacidade é para até 186 passageiros.

A Azul, por sua vez, anunciou dois voos diários (ida e volta) entre o aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), e a base aérea de Canoas, também a partir de sábado (1º).
Os aviões decolam de Viracopos às 8h15 e às 13h55. Os voos de retorno partirão da base aérea às 11h25 e às 17h. As operações envolverão jatos Embraer 195-E1 -a empresa não informou a capacidade máxima da rota.

EMBARQUE E DESEMBARQUE SERÃO EM SHOPPING
A base aérea de Canoas está localizada a cerca de dez quilômetros do aeroporto de Porto Alegre, considerando um trajeto sem bloqueio de vias.

A pista local tem 2.751 metros de comprimento por 45 metros de largura, segundo a FAB (Força Aérea Brasileira), responsável pela estrutura. No Salgado Filho, as dimensões são de 3.200 metros por 45 metros, respectivamente.

O espaço militar está habituado a receber aviões de grande porte da Aeronáutica, como o KC-30, com 59 metros de comprimento. De acordo com a FAB, aeronaves comerciais até já usaram a base para pousos em situações pontuais, mas não no modelo convencional das companhias.

Como o espaço não é um aeroporto tradicional, há uma restrição para a movimentação de passageiros. Para driblar a dificuldade, a solução encontrada foi buscar apoio em um shopping center, o ParkShopping Canoas. O centro comercial funcionará como local de embarque e desembarque.
O ParkShopping Canoas fica a cerca de quatro quilômetros do aeródromo militar. Os viajantes devem ser transportados por via terrestre, em ônibus, entre os dois pontos.

A concessionária Fraport Brasil, que administra o Salgado Filho, foi acionada para as operações. A empresa disse que nenhum passageiro deve se dirigir diretamente para a base aérea. Também não será permitida a saída diretamente pelo aeroporto emergencial.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com