32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Nacional

Brasil: Instituto diz que processo criminal depende de provas frágeis

sexta-feira, 31 de maio 2024

O Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD) diz que o processo criminal no Brasil falha em entregar justiça pela fragilidade. É o que revela a plataforma Prova sob Suspeita, lançada nesta semana pelo IDDD e que reúne informações sobre provas criminais no país.
A diretora executiva da entidade, Marina Dias, afirma que “a falta de provas confiáveis faz com que o processo criminal no país falhe em entregar à Justiça vítimas e pessoas acusadas, em especial da população negra”. Com diversas publicações sobre o tema, o site contribui para o entendimento de como as abordagens, o testemunho policial e o reconhecimento de suspeitos, contaminados pelo racismo, podem resultar em condenações injustas.
Além disso, o Instituto ressalta que, em grande medida, isso ocorre porque atualmente o processo criminal no país depende de provas escassas e frágeis, produzidas com base na memória e marcadas pelo racismo. A entidade acrescenta que, em muitos casos, a palavra de uma única pessoa (em geral, da vítima ou do policial) ou um reconhecimento fotográfico irregular, como os álbuns de suspeitos, é suficiente para embasar a condenação. (Com Agência Brasil)

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com