32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Nacional

Brasil reduz taxa de crianças sem vacinação contra poliomielite em 2023

quarta-feira, 24 de abril 2024

O Brasil registrou, em 2023, melhora na cobertura vacinal infantil contra poliomelite em relação ao ano anterior, aponta levantamento feito pelo Fundo Internacional de Emergência das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Em 2022, 9,5% (243 mil) das crianças menores de um ano não receberam a primeira dose da vacina. Já no ano passado, 6,3% dos bebês (152,5 mil) não receberam a dose.
O levantamento foi feito com base em dados do Ministério da Saúde. A poliomelite, ou paralisia infantil, é causada pelo vírus da pólio, que havia sido erradicado na década de 1990, quando o país se tornou local livre do patógeno. A vacinação é a única forma de prevenção da doença.
A cobertura vacinal da poliomielite apresenta resultados abaixo da meta de 95% desde 2016. No ano passado, a cobertura da primeira dose chegou a 84%, aumento de sete pontos percentuais em relação a 2022, afirmou a ministra da Saúde, Nísia Trindade, em entrevista a jornalistas nessa terça-feira (23).
Segundo ela, 13 das 16 vacinas do calendário infantil tiveram aumento da cobertura em relação ao ano anterior. O incremento foi em torno de 4% a 9%, a depender de cada vacina. “Sabemos que desde 2015 vivemos uma queda na cobertura vacinal, devido a múltiplos fatores. Entre eles, a vacinação está inserida na Estratégia de Saúde da Família [ESF], que foi enfraquecida, ao lado de todo o negacionismo”, disse a ministra.
A ESF faz parte da Atenção Primária à Saúde (APS), responsável pelo primeiro contato das pessoas com o sistema de saúde. Neste mês, o Ministério anunciou medidas com a intenção de fortalecer a Estratégia.
De acordo com Luciana Phebo, chefe de Saúde e Nutrição do Unicef, a queda da cobertura pode ser atribuída, ainda, ao “sucesso da vacina”. “Ninguém mais via caso de pólio no Brasil. O fato das vacinas terem funcionado bem propiciou um ambiente em que essas doenças não mais preocupavam os brasileiros”, disse.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com