32 C°

1 julho 2008.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Nacional

CPI da Eletropaulo é arquivada sem pedido de indiciamento

terça-feira, 01 de julho 2008

A CPI da Eletropaulo na Alesp (Assembléia Legislativa de São Paulo), que investiga supostas irregularidades no processo de privatização da estatal paulista de energia, foi arquivada hoje sem pedidos de indiciamento. A Alstom, multinacional francesa acusada de pagar propina a tucanos para obter vantagens em contratos -inclusive com a Eletropaulo- e que chegou a ser investigada pela CPI, também não foi citada no relatório final.

O relatório do deputado João Caramez (PSDB) foi aprovado por votos dos deputados do PSDB, DEM, PSB e PV contra um, do PT.
De acordo com o relator do caso, a venda da Eletropaulo ao grupo Light não representou prejuízos aos cofres públicos. “Se ela não tivesse sido amortizada por R$ 2 bilhões na época, teríamos um prejuízo de quase R$ 9 bilhões aos cofres públicos”, afirmou Caramez.
Para o deputado tucano, também não havia necessidade de citar o caso Alstom no relatório por “falta de elementos concretos” que levassem às investigações. “Tudo o que temos são as informações que saem na imprensa. Mas não havia fatos concretos, nem tempo hábil para investigar o caso”, disse.
Para o presidente da CPI, deputado Antonio Mentor, o arquivamento do processo é uma “vergonha” e um “absurdo”. A oposição anexou ao relatório final um “voto em separado”, que deve ser enviado ao Ministério Público Federal em São Paulo e no Rio, e ao Ministério Público Estadual de São Paulo, que já realizam investigações sobre o caso.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com