27.1 C
Fortaleza

Cúpula do G20 na Turquia discute terrorismo

Alguns dos mandatários das principais potências mundiais prometeram estabelecer compromissos para a contenção do terrorismo em cúpula do G20 na cidade de Antalya, na Turquia, em declarações feitas nesse domingo (15).

DILMA

O presidente norte-americano, Barack Obama, prometeu “redobrar os esforços” para eliminar o grupo extremista Estado Islâmico (EI), chamando a ofensiva terrorista à capital francesa de “ataque ao mundo civilizado”.

Vladimir Putin, presidente da Rússia, afirmou que a comunidade internacional “deve aumentar os esforços” para fazer frente à ameaça terrorista. “Só poderemos enfrentar essa ameaça se toda a comunidade internacional se unir nesse empenho”, disse, ao chegar ao local da conferência no domingo.
O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, anfitrião do encontro, afirmou que será enviada uma “mensagem muito forte” contra o terrorismo após os atentados em Paris. “Acredito que nossa resposta ao terrorismo internacional se concretizará de forma muito forte, muito dura, nessa cúpula do G20”, declarou, logo após encerrar uma conversa com Obama.

Investigação
Uma equipe franco-belga foi formada para liderar, em Bruxelas, as investigações relacionadas aos atentados em Paris. Autoridade belga revelou à imprensa que investigadores franceses já chegaram à capital da Bélgica.

A autoridade afirmou também que dois dos sete terroristas mortos na noite de sexta, em Paris, eram franceses que moravam em Bruxelas. Um deles vivia no bairro de Molenbeek, área que concentra religiosos extremistas e combatentes a caminho da Síria. De acordo com a fonte, sete pessoas foram detidas pela polícia no domingo (15) em decorrência da investigação. O número se soma às três prisões feitas no sábado (14), também relacionadas aos ataques em Paris – testemunhas afirmam que autores dos atentados chegaram à casa de shows Bataclan em um veículo com placa da Bélgica.

Suspeitos
As forças de segurança da França divulgaram, ontem, a foto de um fugitivo suspeito de envolvimento nos ataques em Paris, advertindo que ele é muito perigoso. “Não mexam diretamente com ele”, alerta o comunicado policial. O homem, identificado como Abdeslam Salah, 26, alugou o carro que levou terroristas à casa de shows Bataclan.

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img