32 C°

18 julho 2008.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Nacional

CUT-DF prepara pedido de impeachment para Mendes

sexta-feira, 18 de julho 2008

A CUT (Central Única dos Trabalhadores) do Distrito Federal prepara  um protesto em frente ao STF (Supremo Tribunal Federal) contra as decisões do presidente da Corte, ministro Gilmar Mendes, em relação aos processos referentes à Operação Satiagraha, da Polícia Federal. Também será protocolado o pedido de impeachment do ministro por suposta improbidade administrativa.

O diretor da CUT-DF, Cícero Rola, assina o pedido de impeachment, que será protocolado no Senado. Segundo ele, depois das decisões do ministro em favor dos investigados pela PF, há dúvidas sobre a isenção das decisões do STF.

“Não se pode ter dúvida sobre [as decisões e os julgamentos que ocorrem] na Corte Suprema”, disse Cícero Rola. “Não podemos aceitar qualquer decisão meia- boca. A motivação para entrar com um pedido desses no Senado é porque o assunto virou tema de discussão de todos. Será que tem privilégios na Justiça?”, afirmou.

No começo desta semana, procuradores da República começaram a articular um pedido de impeachment do presidente do STF. Mas o presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), afirmou que considera “difícil” que a idéia seja acolhida pelos parlamentares.

» Juíza nega pedido de prisão de Dantas no caso Kroll. A juíza Janaína Rodrigues Valle Gomes, substituta da 5ª Vara Criminal Federal, indeferiu o pedido de prisão preventiva de Daniel Dantas no processo sobre a suspeita de contratação da Kroll Associates para investigar a Telecom Itália.

O Ministério Público Federal juntou documentos da Operação Satiagraha e alegou que Dantas estaria articulando investigação criminosa contra o ex-sócio Luís Roberto Demarco e manipulando provas.

A juíza ressaltou que eventuais condutas que afetam outros processos não podem levar à decretação da prisão. O único documento que poderia ensejar a prisão é o relatório do encontro de Hugo Chicaroni e Humberto Braz, simulado pelo delegado federal Victor Hugo Alves Pereira, em que propuseram um “acerto” futuro para investigar Demarco, vítima no processo em questão.

A juíza entendeu que o eventual oferecimento de propina, ou mesmo o esclarecimento acerca do tipo de investigação que se pretendia comprar, não ficou esclarecido ou evidenciado para a decretação da prisão do banqueiro. O áudio ou filmagem deste encontro com o policial federal sequer foi juntado aos autos.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com