26.1 C
Fortaleza

Doença que ataca as aves é registrada no Brasil após 18 anos

O Ministério da Agricultura confirmou o registro de foco da doença de Newcastle no interior do Rio Grande do Sul. É o primeiro caso dessa enfermidade, que ataca aves domésticas e silvestres, no Brasil desde 2006, segundo o Governo Federal.
A doença provoca sinais respiratórios, frequentemente seguidos por manifestações nervosas, diarreia e edema da cabeça nos animais. É comum apresentarem andar cambaleante e consumirem menos água e alimentos.
É causada pela infecção de vírus pertencente ao grupo paramixovírus aviário sorotipo 1, em aves de produção comercial. Como ataca o sistema respiratório, pode chegar a ser confundida com gripe aviária. Pode causar conjuntivite transitória em humanos, segundo o Ministério.
O caso positivo se refere à amostra de um lote de frango de corte em estabelecimento de avicultura comercial de Anta Gorda, município a 186 quilômetros de Porto Alegre, que foi interditado e proibido de movimentar as aves. De acordo com o governo, a confirmação foi informada às 16h da quarta-feira (17) pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de São Paulo, referência internacional para o diagnóstico de Newcastle.
A confirmação dos casos provocou queda nas ações de empresas do setor e gerou manifestações de entidades ligadas à avicultura. A Associação Brasileira de Proteína Animal e a Associação Gaúcha de Avicultura informaram nessa quinta-feira (18) que estão acompanhando e dando suporte às ações do Ministério e da Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul à amostra positiva para a doença na granja.

Mais Lidas

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Vegetação da Base Aérea de Fortaleza é atingida por incêndio na noite desta terça-feira (13)

O fogo se rapidamente se alastrou em um canteiro próximo ao muro da base. Até o momento não há registro de vítimas.
spot_img