32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Nacional

Fake news: Quase 90% dos brasileiros admitem ter acreditado em conteúdos falsos

terça-feira, 02 de abril 2024

No Brasil, quase 90% da população admite ter acreditado em conteúdos falsos, segundo pesquisa do Instituto Locomotiva, obtida com exclusividade pela Agência Brasil. O levantamento mostra que oito a cada dez brasileiros já deram credibilidade a fake news.
Apesar disso, 62% confiam na própria capacidade de diferenciar informações falsas e verdadeiras. Sobre o conteúdo das notícias falsas que acreditaram, 64% tratavam de venda de produtos, 63% diziam respeito a propostas em campanhas eleitorais, 62% faziam referência a políticas públicas, como vacinação, e 62% falavam de escândalos envolvendo políticos.
Há ainda 57% que disseram ter acreditado em conteúdos mentirosos sobre economia e 51% em notícias falsas envolvendo segurança pública e sistema penitenciário. Na opinião de 65% dos entrevistados, as notícias falsas são distribuídas com a ajuda de robôs e inteligência artificial.
A cada dez pessoas, oito reconhecem que há grupos e pessoas pagas para produção e disseminação de notícias falsas. O Instituto Locomotiva ouviu 1.032 pessoas com 18 anos de idade ou mais, de 15 a 20 de fevereiro.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com