32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Nacional

Governador do Rio Grande do Sul mostra imagens de Porto Alegre ilhada

quinta-feira, 02 de maio 2024

Na tarde desta quinta (2), o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, divulgou em suas redes sociais um vídeo em que mostra a cidade de Porto Alegre completamente ilhada. O estado vem sofrendo com as fortes chuvas desde o início desta semana. Conforme a Defesa Civil, ao menos 32 pessoas morreram, 36 feridas e outras 60 estão desaparecidas.

Foto: Reprodução

“Com a mais profunda dor no coração, eu sei dizer que será ainda mais do que isso. É porque nós não estamos conseguindo acessar determinadas localidades e sabemos de deslizamentos e de inundação, de pessoas que estão em locais inacessíveis. Infelizmente, esses números ainda vão aumentar”, diz o governador Eduardo Leite (PSDB).

Além disso, a Defesa Civil também soma cerca de 14,8 mil pessoas que estão fora de casa, sendo 4.645 em abrigos e 10.242 desalojados. No total, 154 dos 496 municípios do RS registraram algum tipo de problema, afetando 71,3 mil pessoas. Ainda nesta quinta, o governo federal reconheceu estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul, e uma portaria foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) nesta noite em que diz “reconhecer, sumariamente, em decorrência de chuvas intensas” a situação de calamidade no território.

Depois deste reconhecimento, o estado pode solicitar recursos federais para ações de defesa civil, como assistência humanitária, reconstrução de infraestruturas e restabelecimento de serviços essenciais.

Mais conteúdo sobre:

Calamidade Pública Fortes chuvas Rio Grande do Sul

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com