32 C°

13 fevereiro 2024.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Nacional

Governo do Amapá decreta emergência por causa de erosão em bairro de Macapá

terça-feira, 13 de fevereiro 2024

O Governo do Amapá decretou situação de emergência em Macapá para atender famílias que sofrem com a erosão e queda de casas no complexo do Aturiá, na orla do rio Amazonas. A medida é uma recomendação da Defesa Civil Estadual.

O decreto foi assinado na noite desta segunda-feira (12) pelo governador Clécio Luís (Solidariedade). No sábado, 16 famílias foram afetadas por danos estruturais causados pela erosão em suas casas. Uma delas precisou sair do imóvel.

Segundo a Defesa Civil, o avanço do rio Amazonas no Aturiá é um fenômeno que acontece desde 2013, principalmente no inverno amazônico. O órgão acompanha a situação para identificar os pontos mais críticos.

Com o aumento das chuvas e a força das águas, as casas que ficam na orla correm risco.
O decreto de emergência possibilita a intensificação de ações de assistência social na região. O Comitê de Respostas Rápidas do governo avaliou os danos nas residências e está em contato com as famílias que sofreram prejuízos.

As famílias receberam colchões e kits de alimentos e higiene pessoal, além de apoio psicológico, atendimento médico e cadastro em programas sociais como o Renda Para Viver Melhor e o Aluguel Social. Os moradores que precisaram sair de uma das casas do complexo foram para a casa de parentes. O imóvel corre risco de desabamento e uma idosa que mora no local tem baixa visão. O governo estadual afirma que existem projetos para construção de um muro de arrimo no local e para a urbanização da orla do Aturiá.

“Identificamos que algumas pessoas vivem em situação de alta vulnerabilidade social e econômica e, por isso, reunimos vários órgãos do governo para prestar assistência”, disse a secretária de Assistência Social, Aline Gurgel.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com