32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Nacional

Governo quer usar PF para investigar fake news sobre tragédia no RS

quarta-feira, 08 de maio 2024

O governo pretende usar a Polícia Federal (PF) para investigar e responsabilizar quem divulga notícias falsas relacionadas com a tragédia climática no Rio Grande do Sul. A informação foi divulgada pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, durante reunião com outros ministros na sala de risco montada para coordenar as ações.
O áudio da abertura da reunião foi divulgado pela Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência. Em uma parte vazada do áudio, o ministro da Secom, Paulo Pimenta, conversa com uma pessoa e fala que é preciso “botar pra f**** com os caras” que divulgam notícias falsas.
Ministros realizaram nessa terça-feira (7) a quinta reunião da sala de situação, montada para coordenar ações relacionadas às enchentes no Estado. Durante a fala, Rui Costa reclamou das fake news e afirmou que o governo vai acionar PF, Ministério da Justiça e Advocacia-Geral da União (AGU) para investigar e responsabilizar propagadores de notícias falsas. “Foi dado o depoimento de um general muito preocupado, que está atrapalhando muito o trabalho operacional a quantidade de fake news e mentiras que estão sendo divulgadas”, afirmou Rui Costa.
“Então, eu pedi que o ministro [da Justiça, Ricardo] Lewandowski desse uma entrevista aos veículos da imprensa anunciando que vai pedir à Polícia Federal que abra procedimento e que AGU, junto ao Ministério da Justiça, irá acionar os órgãos competentes para consequente ação judicial e de responsabilização dessas pessoas, porque se trata de um crime absurdo, não apenas moral, de reputação, mas porque estamos falando de vidas humanas”, completou.
Após a reunião, a Casa Civil divulgou nota na qual afirma que a AGU e o Ministério da Justiça vão adotar “em caráter de urgência” as medidas necessárias para impedir que a disseminação de informação falsa comprometa o trabalho de salvar vidas.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com