32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Nacional

Insegurança nas ruas à noite cresce e alcança 2 de cada 3 brasileiros

sexta-feira, 29 de março 2024

A sensação de insegurança ao caminhar durante a noite nas cidades brasileiras aumentou nos últimos seis meses. A proporção de pessoas que dizem sentir muita insegurança nas ruas após escurecer chegou a 39%, quase quatro a cada dez pessoas, e aqueles que respondem ter um pouco de insegurança são 26%, segundo pesquisa Datafolha.
Ao todo, portanto, dois de cada três brasileiros (65%) dizem sentir algum grau de insegurança ao andar nas ruas durante a noite. O resultado representa um crescimento de cinco pontos percentuais na quantidade de entrevistados que se sentem muito inseguros em relação à última pesquisa do instituto sobre o tema, em setembro do ano passado.
Houve uma diminuição equivalente na quantidade de brasileiros que responderam se sentir “mais ou menos seguros” nas ruas da própria cidade: caiu de 26% para 21% no período. Já aqueles que se sentem “muito seguros” são 14%, uma proporção que se mantém estável nas pesquisas desde março de 2022.
A sensação de insegurança teve aumento mais expressivo nas regiões metropolitanas. Mais da metade (52%) dos moradores das grandes cidades e dos entornos urbanizados diz se sentir muito insegura, ante 41% há seis meses. Apenas 7% se consideram muito seguros nas metrópoles. Em setembro, eram 9%. Essa proporção chega a mais do que o dobro, 19%, em cidades do interior.
O Datafolha ouviu 2.002 pessoas com mais de 16 anos em todo o país nos dias 19 e 20 de março. A margem de erro geral é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com