32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Nacional

Lula pede liberdade para mais reféns colombianos

segunda-feira, 21 de julho 2008

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, pediu a libertação de cerca de 3.000 reféns colombianos, incluindo centenas de presos pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). A declaração de Lula segue os milhares de eventos pela libertação dos seqüestrados em todo o mundo, ontem.

Lula e o presidente do Peru, Alan García, estão na Colômbia por causa do desfile militar em ocasião da celebração do 198º aniversário da Independência do país, realizado na cidade fronteiriça do sudeste do país. Depois do desfile, os dois presidentes lançaram seus apelos pela liberdade dos seqüestrados.

“Só uma palavra. De um poeta brasileiro que uma vez escreveu uma frase muito bonita sobre a liberdade. Ele gritava: “liberdade, liberdade nos abrace, liberdade, liberdade nos abrace, liberdade, liberdade para todos”, disse Lula em português.

Em seguida, o presidente García mencionou os anos em que viveu exilado na Colômbia e disse: “que tenha fim a horrível noite, que se abra o caminho da vitória do povo colombiano e de seu projeto independente de liberdade”.

Os colombianos realizaram neste domingo grandes marchas em mais de mil cidades e povoados do país para exigir a libertação de cerca de 3.000 seqüestrados. García e Lula presidiram com o líder colombiano, Alvaro Uribe, a parada militar em ocasião da festa Nacional da Colômbia, realizada este ano nesta cidade localizada na fronteira com Brasil e Peru.

Imagem: Agência Brasil

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com