32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Nacional

Maranhão tem 30 cidades em situação de emergência por causa das chuvas

sexta-feira, 10 de maio 2024

As fortes chuvas que atingem o Maranhão desde fevereiro causam inúmeros transtornos a moradores de diversas cidades. Nessa quinta-feira (9), a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil informou que 30 municípios decretaram situação de emergência.
No mês passado, o Governo Federal reconheceu o estado de calamidade pública na cidade de Santa Inês (250 km de São Luís). Por causa do grande volume de chuva que atinge a região, comunidades ficaram isoladas por causa do nível de rios, além de alagamentos, enchentes e destruição de estradas.
Em todo o Maranhão, 1.031 famílias estão desabrigadas e 2.909 desalojadas. De acordo com o governo local, os moradores afetados pelas chuvas estão sendo auxiliados pelas coordenadorias municipais da Defesa Civil. As equipes atuam na retirada de pessoas das áreas de risco e na distribuição de refeições, fornecidas pela rede estadual de restaurantes populares.
As autoridades orientam que, em casos de chuvas intensas, a população mantenha distância segura de trechos afetados ou em que o solo esteja encharcado, o que aumenta o risco de desmoronamentos e deslizamentos. Ontem, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de chuvas intensas para o Estado com prazo até hoje (10).
De acordo com o Inmet, a presença de uma zona de convergência intertropical sobre o Maranhão poderá provocar, até segunda-feira (13), chuvas principalmente no noroeste do Estado, onde os volumes de chuva podem ultrapassar os 70 milímetros. Em casos de alagamentos, os moradores devem acionar o serviço de emergência do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil, por meio dos telefones 193 e 199, respectivamente.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com