32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Nacional

Ministério da Saúde investirá R$ 887 milhões ao ano em cuidados paliativos

sexta-feira, 24 de maio 2024

O Ministério da Saúde lançou, nessa quinta-feira (23), a Política Nacional de Cuidados Paliativos. São previstos atendimento físico, psicoemocional, espiritual e social para os pacientes. A proposta da nova política é garantir a assistência a pacientes adultos e pediátricos do Sistema Único de Saúde (SUS), desde o diagnóstico até a fase final de uma doença grave e incurável.
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), apresentados pela Saúde, 625 mil pessoas no Brasil precisam de cuidados paliativos, sendo 591.890 adultos e 33.894 crianças. A proposta prevê 1.321 equipes compostas por médicos, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais para todas as regiões do país.
Além da criação de novas equipes, estão previstas a capacitação para esse atendimento, a inclusão da disciplina nos currículos de cursos da área da saúde e a ampliação do acesso a medicamentos. “As equipes vão ser contratadas por estados e municípios e a velocidade da implementação vai depender da capacidade dos municípios e estados de implementarem. Essas equipes nos serviços vão modificar práticas, induzir mudança de cultura na lógica de organização de serviços”, disse Adriano Massuda, secretário de Atenção Especializada à Saúde.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com