32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Nacional

Quase metade das cidades do RS ainda sofre com falta de energia

quinta-feira, 23 de maio 2024

Pelo menos 222 cidades das 497 do Rio Grande do Sul ainda sofrem com falta de energia elétrica, nessa quarta (22), em decorrência das chuvas e enchentes que atingem o Estado desde 29 de abril. O levantamento, feito pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a pedido da reportagem, lista os municípios que registram falta de eletricidade pelas concessionárias RGE, CEEE Equatorial, Certel e Certaja.
De acordo com a RGE, 89,5 mil clientes (2,9% do total) ainda estão sem energia na área de atendimento da empresa, que diz que a maioria dos pontos afetados está em áreas alagadas ou em locais com impedimento de acesso das equipes. As regiões mais afetadas são a Metropolitana de Porto Alegre, Vale dos Sinos, Vale do Taquari, e Vale do Rio Pardo. Os dez municípios com maior número de clientes sem luz são Canoas, São Leopoldo, Cachoeira do Sul, Novo Hamburgo, Cachoeirinha, Cruzeiro do Sul, Lajeado, Venâncio Aires, Bento Gonçalves e Rio Pardo.
A CEEE Equatorial afirma que, na manhã de terça-feira (21), 71.103 mil clientes (3,8% do total) continuavam sem energia na área de concessão. Desses, 67 mil pontos foram desligados por motivos de segurança, atendendo a solicitações da Defesa Civil, dos Bombeiros e das prefeituras. Em Porto Alegre, são 46 mil clientes sem energia, sendo que 44 mil tiveram fornecimento interrompido por motivo de segurança, de acordo com a concessionária.
A Certaja, que distribui energia para 30 mil clientes em 20 municípios, diz ter oito municípios afetados. Já a Certel, em nota publicada nas redes sociais, afirma que funcionários trabalham para restabelecer energia. “São menos de 80 associados sem energia.”

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com