32 C°

segunda-feira, 18 de outubro de 2021.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Nacional

TIM investe em primeira antena sustentável para ampliar cobertura em Ouro Preto

segunda-feira, 07 de junho 2021

Fundada nas encostas de um sinuoso vale delimitado por duas cadeias de montanhas, Ouro Preto detém desde 1980 o título de primeiro bem cultural brasileiro inscrito na lista de Patrimônios Mundiais da Unesco. Alinhada à preservação da antiga Villa Rica, que foi a primeira capital de Minas Gerais, TIM e Highlineinstalaram na cidade a primeira antena sustentável — também chamada de Biosite. O equipamento, desenvolvido e patenteado pela TIM, permite reforçar e expandir a cobertura de voz e dados no município histórico, sem impactar o meio ambiente urbano pela simplicidade da estrutura e facilidade de instalação. As antenas podem, ainda ser utilizadas como mobiliário urbano, por exemplo, para instalação de iluminação pública e câmeras de segurança.

“Hoje temos mais de 1.700 Biosites pelo Brasil, porém esse foi o primeiro em Ouro Preto. O Biosite tem capacidade de tráfego similar ao de uma antena normal e pode ser implantando em qualquer região. A utilização deste formato, similar aos postes de iluminação existentes na cidade, evita a necessidade de gabinetes externos ou de uma estrutura auxiliar, permitindo um menor impacto visual em relação às torres tradicionais, preservando o patrimônio histórico de Ouro Preto”, explica André Costa, Executivo responsável pela Implantação de Rede móveis da TIM Brasil.

A tecnologia do Biosite atende a uma demanda social de maior acesso à internet e prioriza soluções ambientalmente sustentáveis na sua execução, contribuindo com o compromisso da TIM de ter as melhores práticas ambientais, sociais e de governança (sigla ESG, em inglês). Tem como um dos objetivos não agredir a paisagem e reduzir o impacto visual ao mesmo tempo em que se melhora a qualidade no serviço de dados, uma vez que os Biosites são livres de qualquer fio e capazes ainda de convergir com câmeras de segurança, iluminação pública e transmissão de telecomunicações. Além disso, o uso do Biosite reflete o foco da TIM em, cada vez mais, buscar alternativas inovadoras e sustentáveis para a melhoria da qualidade dos seus serviços em prol da satisfação dos clientes.

Este Biosite implantado para TIM em um dos principais pontos históricos do Brasil, reforça a nossa estratégia de buscar inovação em parceria com nossos clientes, respeitando as particularidades de cada local. Nesse projeto em específico, contamos com todo o suporte da TIM e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, que inclusive nos ajudou a decidir a cor do site para provermos uma solução com menor impacto visual possível, objetivando preservar a paisagem da histórica Praça Tiradentes em Ouro Preto”, ressalta Carolina Vilela, Diretora Comercial da Highline.

As torres têm aparência de um poste metálico que acomoda no seu interior equipamentos de telecomunicações 2G, 3G e 4G. Com disponibilidade de sinal da tecnologia de quarta geração em 652 das 853 cidades mineiras, incluindo Ouro Preto, a TIM considera o estado como um dos mais estratégicos para sua expansão no país e pretende, até 2023, atingir 100% de cobertura com o 4G.

Sobre a TIM
“Evoluir juntos com coragem, transformando tecnologia em liberdade” é o propósito da TIM, que atua em todo o Brasil com serviços de telecomunicações, focada nos pilares de inovação, experiência do cliente e agilidade. A empresa é reconhecida por liderar movimentos importantes do mercado desde o início de suas operações no país e está à frente da transformação digital da sociedade, em linha com a assinatura da marca: “Imagine as possibilidades”. É, desde 2015, líder em cobertura 4G no Brasil, conectando, inclusive, o campo para viabilizar a inovação no agronegócio. Foi pioneira na ativação de redes 5G no país, com a criação dos Living Labs em 2019, e está pronta para a próxima geração de redes móveis.

A TIM valoriza a diversidade e promove uma cultura sempre mais inclusiva, com um ambiente de trabalho pautado no respeito. A companhia atua comprometida com as melhores práticas ambientais, sociais e de governança e, por isso, integra importantes carteiras da bolsa brasileira, como a do S&P/B3 Brasil ESG, do Índice de Carbono Eficiente (ICO2) e do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), sendo operadora por mais períodos consecutivos – 13 anos – nesta lista. Faz parte ainda do Novo Mercado da B3, reconhecido como nível máximo de governança corporativa, e foi a primeira empresa de telefonia reconhecida pela Controladoria-Geral da União (CGU) com o selo “Pró-ética” e a primeira operadora a obter a certificação ISO 37.001. Para mais informações, acesse www.tim.com.br.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com