28.5 C
Fortaleza

Vírus respiratório continua com alta incidência em crianças, diz Fiocruz

A circulação do vírus sincicial respiratório (VSR) segue com alta incidência e mortalidade entre as crianças, segundo o Boletim InfoGripe da Fiocruz, divulgado nessa quinta-feira (4). O informe chama atenção também para o rinovírus.
A partir de análise feita com base dos dados do Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe), o estudo mostrou que os vírus VSR e rinovírus mantêm crescimento em Espírito Santo, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo. Já os maiores números de hospitalizações foram registrados em Amapá, Ceará e Roraima.

Dada a alta de casos virais devido às quedas de temperaturas, que favorece o aumento de infecções respiratórias, o mesmo documento da Fiocruz alertou ainda para maior número de casos de covid em estados como Ceará e Piauí, além do vírus como principal causador de internações de idosos por síndrome respiratória aguda grave (SRAG).

Nas últimas quatro semanas, as maiores prevalências de casos positivos virais foram de 43,8% para VSR, 21,5% para influenza A, 6,9% para covid-19 e 0,8% para influenza B. Já em relação aos óbitos registrados no mesmo período, influenza A, VSR, covid e influenza B tiveram maior preponderância, respectivamente.
O vírus sincicial tem maior prevalência em crianças menores de dois anos de idade e é responsável por 75% das bronquiolites e 40% das pneumonias nos pequenos, segundo especialistas. Amapá, Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso, Minas Gerais, Piauí, Rio Grande do Sul, Roraima e São Paulo são os estados que mais apresentam aumento de SRAG no longo prazo.
Neste ano, 43.334 casos foram positivados para algum tipo de SRAG e 3.057 mortes foram registradas pela síndrome em todo o Brasil. Desse total, 57,% foram em decorrência de covid-19 e 27,2% por influenza A.

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img