32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Nacional

Zanin suspende desoneração da folha de empresas e prefeituras

sexta-feira, 26 de abril 2024

O ministro Cristiano Zanin, do STF (Supremo Tribunal Federal), atendeu a um pedido do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e suspendeu nessa quinta-feira (25) trechos da lei que prorrogou a desoneração da folha de 17 setores e cortou a alíquota previdenciária de prefeituras.
A ação foi apresentada ao Supremo nesta quarta (24) e é assinada pelo próprio presidente e pelo chefe da AGU (Advocacia-Geral da União), ministro Jorge Messias.
O principal argumento da ação é que a desoneração foi aprovada pelo Congresso Nacional “sem a adequada demonstração do impacto financeiro da medida”. O governo diz que a ausência de compensação viola a LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal) e a Constituição Federal.
Zanin considerou que, sem indicação do impacto orçamentário, poderá ocorrer “um desajuste significativo nas contas públicas e um esvaziamento do regime fiscal constitucionalizado”.
A decisão de Zanin, uma liminar (determinação urgente e provisória), será levada para análise dos demais ministros em sessão virtual.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com