26.1 C
Fortaleza

Condições climáticas devem garantir abastecimento em 2016, diz ONS

Reprodução
Reprodução

As condições hidrológicas e climáticas previstas para o ano que vem, com previsões de chuvas provocadas pelo fenômeno El Niño nas regiões Sul e Centro-Oeste, devem garantir o atendimento à demanda de energia do Brasil no próximo ano, disse o diretor-geral do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), Hermes Chipp. Segundo Chipp, a Usina de Itaipu e o Sistema Sul devem assegurar o abastecimento de energia no país em 2016.

Chipp informou que o excedente de energia de Itaipu será transferido para o Nordeste, pelo SIN (Sistema Interligado Nacional), e não haverá problema nenhum no abastecimento. Além disso, a produção da hidrelétrica será fundamental para amenizar o estresse hídrico vivido pela bacia do São Francisco, na Região Nordeste.

Segundo o ONS, por causa das condições hidrológicas favoráveis, o reservatório de Itaipu está cheio, vertendo água desde o mês passado. “Itaipu foi o mais importante pivô do fornecimento de energia no Brasil e ainda bateu recorde sobre recorde diante da crise causada pela seca. Tanto é que a usina, e mais a geração do Sistema Sul, foram quem sustentaram o atendimento do sistema nesses dois anos [2014 e 2015]”, disse Chipp.

Com 20 unidades geradoras e 14.000 megawatts (MW) de potência instalada, a Itaipu Binacional é responsável pelo abastecimento de cerca de 17% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 75% do Paraguai. Além de Itaipu, o Sistema Sul é composto por hidrelétricas, pequenas centrais hidrelétricas, termelétricas, parques eólicos.

 

Folha Press

Mais Lidas

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Em meio a disputas, PSD e PSB têm mesmo total de candidaturas na Capital

Partidos apresentam o maior número de candidatos à eleição municipal de Fortaleza, com 44 registros cada
spot_img