28.5 C
Fortaleza

Fabricante de pneus utiliza outro tipo de borracha natural

Da Redação
do OeV

A Bridgestone Corporation fabricou o protótipo de pneus de passeio com 100% dos componentes de borracha natural derivados do Guaiúle, um arbusto que cresce em regiões áridas. A borracha natural de Guaiúle tem qualidades quase idênticas em relação à borracha natural colhida das seringueiras, atualmente. a principal matéria-prima utilizada na fabricação de pneus ao redor do mundo, e é consumida em grandes quantidades.

Bridgestone pneu GUAIULE

O objetivo da multinacional de origem norte-americana, no investimento e na pesquisa e desenvolvimento de novas fontes sustentáveis de borracha é aliviar a superconcentração de produção de borracha natural em certas regiões. Como cresce em terras secas, diferente das seringueiras das florestas tropicais, o desenvolvimento adicional de borracha de Guaiúle é esperado para contribuir com a diversificação de fontes de borracha natural.
Segundo publicação no portal da empresa, o projeto é “excitante e inovador”, não só “irá ajudar a empresa a atender a demanda por borracha natural, como também constituirá um avanço para a indústria da borracha”.

O projeto está sendo realizado pela equipe Bridgestone Operações de Pneus para as Américas (BATO- Bridgestone Americas Tire Operations) em colaboração com a Bridgestone Japão (BSJ), e fabricante dos primeiros pneus no Centro Técnico da empresa naquele país, utilizando o biomaterial cultivado no Centro de Pesquisas de Processo de Bioborracha da BATO , em Mesa, no Arizona, nos Estados Unidos (EUA). No processo, todos os principais componentes de borracha natural foram substituídos por borracha extraída da planta do deserto, cultivada e colhida pela Bridgestone, nos EUA.

Fazenda de pesquisa
Depois de comprar um lote de terreno agrícola em Eloy, Arizona, com uma área de 114 hectares, ou aproximadamente 281 acres, o Grupo Bridgestone montou em 2003, a Fazenda de Pesquisa de Agro Operações Bridgestone para empregar práticas de reprodução avançadas e desenvolver técnicas de cultivo de Guaiúle.

Um ano depois, a Bridgestone abriu o Centro de Pesquisas de Processo de Bioborracha e estabeleceu no local todos os processos necessários para desenvolver borracha natural de Guaiúle para uso em pneus, incluindo pesquisa e desenvolvimento, produção experimental e fabricação.
De acordo com assessoria de imprensa, o Grupo Bridgestone continuará suas atividades de pesquisa com Guaiúle e outras matérias-primas com o objetivo de atingir sua visão ambiental de longo prazo de mudar para materiais 100% sustentáveis na fabricação de pneus até 2050. Os futuros esforços de pesquisa da empresa serão focados na otimização do teor de borracha natural em cada arbusto de guaiúle, assim como na avaliação de aplicações em uma ampla gama de tipos de pneus e compostos de borracha.

Aumento da demanda
Em nota, a assessoria de comunicação da Bridgestone disse que de acordo com pesquisa realizada pela empresa, é esperado um aumento na demanda por pneus em paralelo ao crescimento da população global e o avanço de motorização em nações em desenvolvimento. Hoje, aproximadamente 90% de toda borracha natural é colhida da árvore seringueira, que cresce principalmente em regiões tropicais no Sudoeste da Ásia.

Os pneus de borracha derivada do Guaiúle ainda são protótipos e, portanto ainda não estão sendo comercializado. A previsão é que só cheguem ao mercado internacional em 2020. Ainda não há previsão para comercialização do pneu no Brasil.

Guaiúle
O arbusto guaiúle (Parthenium argentatum) é uma espécie nativa que cresce em regiões áridas e semiáridas no sudoeste dos Estados Unidos e no norte do México. Esta planta produz borracha natural em sua casca e nas raízes. A borracha natural de Guaiúle tem qualidades quase idênticas em relação à borracha natural colhida das seringueiras, que é atualmente a principal fonte utilizada nos pneus.
Como cresce em terras secas, diferente das seringueiras, encontradas nas florestas tropicais, o desenvolvimento adicional de borracha de guaiúle é esperado para contribuir com a diversificação de fontes de borracha natural.

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img