32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Opinião

A verdade de um governo que não existe (Parte I)

segunda-feira, 08 de julho 2024

“Quando a esquerda perde uma eleição, ele tenta destruir o país. Quando ganha … ela consegue!”
Juca Chaves

Eleito, segundo TSE, com menos de dois pontos percentuais de vantagem sobre seu adversário Jair Bolsonaro, Luiz Inácio Lula da Silva teve um início de terceiro mandato bastante tumultuado. Uma semana após sua posse, em 8 de janeiro de 2023, a multidão que acampou em frente dos quartéis do Exército, em Brasília, durante dois meses (e nesse tempo não causou nenhum problema aos militares) teria invadido as sedes dos Três Poderes, na capital da república, insatisfeita com a vitória eleitoral do PT. Esse episódio foi aproveitado pelo governo de Lula, que o explorou como “ uma suposta tentativa de golpe de Estado”. Aliás, foi a primeira vez, na história republicana, que um golpe teria sido tentado sem soldados e sem tanques nas ruas… O que se viu foi crianças, homens e mulheres, muitos deles idosos, portando nas mãos a Bandeira do Brasil ou uma Bíblia. Mas isso é outra história.
A administração do Presidente Lula da Silva completou, neste mês de junho, um terço do terceiro mandato presidencial do petista. São dezoito meses de um governo que – numa avaliação isenta – mostra uma perspectiva pouco animadora. Lula recebeu sucessivas pesquisas de opinião pública e todas comprovaram uma crescente desaprovação da sociedade brasileira, ao seu governo. Vale o registro: O Instituto Paraná Pesquisas questionou eleitores sobre erros e acertos do Governo Lula; 73,4% não souberam apontar nada de bom feito pelo atual governo, como foi amplamente divulgado pelo consórcio do velho a mídia.
Aliás, nessa pesquisa, o item “Excesso de gastos/ muitas viagens” do casal presidencial (Lula/Janja) foi o destaque. 4,8% dos consultados, apontou os gastos do “casal presidencial” como o principal erro do atual governo Lula. De fato, o petista passou seu primeiro ano do seu atual governo rodando o mundo, sob a alegação de que isso iria melhorar a imagem do Brasil. Na prática, tais viagens acabaram piorando as coisas. Acrescidas da infeliz posição crítica de Lula ao Estado de Israel, após os ataques terroristas do Hamas. O mesmo aconteceu com o apoio que Lula deu a Vladimir Putin na invasão da Rússia à Ucrânia. E o que dizer da omissão do petista à ditadura da Venezuela? Já a pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha (francamente simpático ao atual governo), Lula tem o apoio de apenas 38% dos brasileiros…
O Governo do PT acumulou diversos conflitos no Congresso Nacional. Teve atritos até dentro do próprio governo, como ficou comprovado no episódio da demissão do ex-presidente da Petrobras. O mais grave, no entanto, são as perspectivas para a área econômica neste terceiro mandato de Lula. A máquina pública foi inchada. Chegamos ao número de 40 ministérios, contra os 21 existentes no governo anterior de Bolsonaro.

HUMBERTO MENDONÇA
EMPRESÁRIO

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com