32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Opinião

Abdias Nascimento, herói da Pátria.

quarta-feira, 21 de fevereiro 2024

Neto de mulheres escravizadas, nascido na cidade de Franca, interior de São Paulo, Abdias Nascimento trilhou o caminho predefinido por milhares de negros brasileiros.
O destino do subemprego , as privações e a intensa discriminação constituíam o enredo contínuo da sociedade brasileira desde os primórdios até a contemporaneidade do século XXI.
Subvertendo a ordem imposta e o destino traçado, Abdias não se conformou com os preceitos instituídos e recusou-se a aceitar a imposição de uma existência servil e submissa.
Transbordante em suas indignações, foi um revolucionário na cultura e na formulação do pensamento crítico, sempre colocando a questão do negro no centro de suas reflexões e no debate nacional, especialmente no campo cultural. Fundador do Teatro do Sentenciado, do Jornal dos Prisioneiros, do Teatro Experimental do Negro, curador e fundador do Museu da Arte Negra e do IPEAFRO, Abdias organizou e protagonizou conferências e convenções, deixando legados importantes.Ganhador de diversos títulos de Honra ao Mérito e laureado em inúmeras ocasiões, inclusive indicado ao Prêmio Nobel da Paz, ele foi uma voz forte na luta contra o racismo.
Exerceu cargos como deputado, senador e secretário de Defesa e Promoção das Populações Afro-Brasileiras (1991), durante o segundo governo de Leonel Brizola, no Rio de Janeiro.
Estas são algumas das homenagens às ações da inquietação às quais Abdias se dedicou, lutou e realizou. Agora, soma-se a ele o título de Herói da Pátria, aprovado no Congresso Nacional e sancionado pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
No entanto, para um país que possui mais de 350 anos de escravidão, aonde a população negra é subempregada, marginalizada e estigmatizada pelo racismo estrutural, que sofre como a maior vítima da repressão policial estatal, sendo indiscriminadamente sempre suspeita, ter Abdias inscrito no livro Heróis e Heroínas da Pátria é um marco significativo.
A criança periférica e negra, em um país que pouco lhe oferece e que a discrimina, com uma educação desonesta, com moradia indigna, com saúde precária ou direitos negados, tem em Abdias um de seus heróis, imortalizado na História brasileira.
O exemplo, a simbologia, a referência e o significado de suas lutas, pensamentos e ações são matérias-primasindispensáveis para a compreensão e o rompimento de uma sociedadeenferma e do apartheid social.
Tê-lo como Herói da Pátria significa um herói negro, pobre e revolucionário, que venceu e impôs-se, subvertendo a ordem secularmente imposta.
Viva Abdias Nascimento, Herói da Pátria Brasileira!

HENRIQUE MATTHIESEN
FORMADO EM DIREITO
PÓS-GRADUADO EM SOCIOLOGIA

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com