32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Opinião

Abra a janela

quarta-feira, 27 de março 2024

Em live recente no Instagram, o prefeito pede que a população abra a janela e confira as muitas obras espalhadas por toda a cidade. Sim, segundo ele, a cidade é um verdadeiro canteiro de obras, mesmo que essas obras custem décadas para serem finalizadas. Há poucos dias foi inaugurada a nova avenida Sargento Hermínio. Os trabalhos por lá demoraram apenas 20 anos e só parte da avenida foi refeita.
Então, se você tem janela em casa, não é todo mundo que tem, prefeito, muitas são as moradias aglomeradas, muitos são os barracos, as tendas armadas em praças, em calçadas, sob marquises, mas se tem janela, abra e aprecie a vista da cidade num dia de chuva. Não precisa cair muita água, poucos milímetros já bastam para que ruas, avenidas e casas fiquem alagadas. É o caos urbano aquático.
Abra a janela e veja os carros se arriscando, com pneus submersos, os pedestres com água até os joelhos, semáforos sem funcionar (o que é arriscado para todos no trânsito), locais que historicamente sofrem no período chuvoso sendo novamente, por mais um ano castigados.
Abra a janela para que a pouca claridade do sol entre nesses dias nublados, porque não é tão difícil que falte a energia da Enel.
Abra a janela para ver uma cidade suja, lixões e mais lixões a céu aberto, mesmo tendo milhões de impostos arrecadados com a taxa do lixo. Também veja árvores, de grandes galhos, com risco iminente de cair em transeuntes, carros, motocicletas.
Aprecie de sua varanda os buracos, as crateras formados em ruas e avenidas de grande movimento. E cuidado ao tentar desviar deles, é preciso muito ziguezague.
Vá até prédios públicos, não dá para ver isso apenas rolando os lados da janela, ou abrindo a ventana. Vá e veja como ficam em tempos chuvosos: goteiras, água invadindo espaços que não deveria.
Faltando poucos meses para a eleição, parece ter havido uma intensificação de obras pela cidade. Será que esse esforço vai adiantar? Esse despertar repentino de aparente vontade política compensará o descaso, o abandono, a negligência que marcaram os últimos anos?

FELIPE AUGUSTO FERREIRA FEIJÃO
PROFESSOR

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com