32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Opinião

Aprendendo a democracia

segunda-feira, 28 de julho 2008

Após vivenciar longos anos de um regime ditatorial marcado por perseguições políticas, supressão de direitos e liberdades individuais, o Brasil inaugurou a entrada na era democrática com uma Constituição primorosa.

A denominada “Constituição Cidadã” assegurou ao povo brasileiro direitos há muito merecidos, recepcionando direitos consagrados por instrumentos internacionais, como a Declaração Universal dos Direitos Humanos, Pactos Internacionais sobre Direitos Civis e Políticos, sobre Direitos Econômicos Sociais e Culturais, o Pacto de San José da Costa Rica, Convenções sobre eliminação de todas as formas de violência contra a mulher, contra crianças e adolescentes, contra a tortura, etc, direitos constantes, em especial, no art. 5o da Carta Magna.

O Brasil tem estimulado o exercício da cidadania através da participação democrática através de inúmeros conselhos, cujos participantes são integrantes da sociedade civil organizada, a exemplo dos conselhos de idosos, da mulher, tutelar, comunitários, etc.

Mas para que a democracia se solidifique, são necessários constantes exercícios de cidadania. Deve ser estabelecida uma cultura democrática baseada na observância e no respeito aos direitos e liberdades individuais – nossas e dos outros -, isto no cotidiano, numa fila de banco, no trânsito, nos hospitais, nas escolas, na preservação do meio ambiente, na consciência da importância de um voto livre. Desejar um bom-dia ao entrar no elevador, por exemplo, pode representar um grande começo.

A democracia deve ser aprendida por cada cidadão brasileiro através de seu pleno exercício, mas sem abusos, sem excessos, sem ferir o direito dos outros, através de gestos simples mas que fazem a diferença. Chegado esse tempo de plena conscientização do espírito democrático, certamente teremos um outro Brasil, então o gigante adormecido acordará para a construção de uma liberdade sadia, baseada no respeito da dignidade da pessoa humana.
[email protected]
 

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com