26.1 C
Fortaleza

Dia Internacional do Amigo

O Dia Internacional do Amigo é uma oportunidade perfeita para homenagear figuras históricas e culturais que exemplificam o valor da amizade. Princesa Isabel, por exemplo, renunciou ao trono por amizade e empatia, libertando nossos antepassados africanos. Milton Nascimento e Fernando Brant, em sua parceria, compuseram tão bem a letra e a melodia de “Canção da América”.
Alberto Santos Dumont, nosso conterrâneo, eternizou-se com fios dourados ao presentear a humanidade com suas criações, pois, por amizade, ele não as patenteou.
E, por fim, Vinícius de Moraes, nosso eterno poetinha, que não só descreveu a amizade com maestria em suas poesias, mas também usou suas habilidades poéticas para enriquecer o mundo diplomático brasileiro.
Certamente, não podemos deixar de mencionar o amor que suporta, renuncia e ama eternamente, conhecido como o “nosso porto seguro” — o amor materno. Vinícius eternizou o sentimento da amizade em seu poema.
“Morram os meus amores, mas enlouquecerei se morrerem os meus amigos.” Sem amigos, a vida perde seu sentido e cor, pois são eles que nos apoiam e nos entendem, compartilhando tanto as alegrias quanto as tristezas.
Concordo plenamente com as reflexões de Vinícius: uma amizade verdadeira é um tesouro inestimável, que resiste ao tempo e às adversidades. Enquanto os amores podem ser passageiros, uma amizade bem cuidada e valorizada pode durar uma vida inteira, oferecendo apoio, compreensão e alegria em todos os momentos.
“ … morram os meus amores, mas enlouquecerei se morrerem os meus amigos… Pois não há nada mais precioso do que uma amizade…”
Eu lhe respondo – Meus amores podem morrer, mas enlouquecerei se meus amigos se forem. A ausência deles criaria um vazio insuportável, pois a presença dos amigos é o que dá sentido e cor à vida.
Não há nada mais precioso do que uma amizade verdadeira. Os amigos são aqueles que nos apoiam, nos entendem e compartilham tanto os momentos de alegria quanto os de tristeza.
“… Uma amizade verdadeira vale mais, muito mais do que qualquer amor. Pois os amores vêm e vão… Uma amizade, se bem valorizada, dura uma vida inteira…”
Vinicius, concordo plenamente com as suas reflexões, pois uma amizade verdadeira é um tesouro inestimável, que resiste ao tempo e às adversidades. Enquanto os amores podem ser passageiros, uma amizade bem cuidada e valorizada pode durar a vida inteira, oferecendo apoio, compreensão e alegria em todos os momentos.

CÉLIA MARIA LEITE
PSICÓLOGA

Mais Lidas

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Justiça pede remoção de vídeos da convenção de Evandro

Decisão atendeu a pedido do PL, que acusou a chapa liderada pelo PT de propaganda eleitoral antecipada no evento com presidente Lula
spot_img