27.1 C
Fortaleza

Diálogo sobre câncer de próstata e prevenção

As políticas públicas de saúde, até a década de 70, contemplavam o público feminino, crianças e idosos. Somente em 2009, foi lançada a Política de Atenção Integral à Saúde do Homem pelo Ministério da Saúde, a qual possui como objetivo geral promover na população masculina o hábito do autocuidado.
Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer, no mundo, o câncer de próstata é o sexto tipo mais comum entre os homens e, no Brasil, caracteriza-se por ser o segundo tipo de câncer mais comum, totalizando, por ano, uma média de 12.274 mortes.

No Ceará, de acordo com dados da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), em 2014, estimaram-se 9.600 novos casos de tumores, desse total, 2.350 eram na próstata. Além disso, os dados também revelaram que os casos de mortalidade nos idosos, em virtude do câncer de próstata, chegaram a 95,3%. Percebe-se que esses números poderiam ser evitados se não fosse a resistência masculina em buscar os serviços de saúde para obter informações e consultas de prevenção.

É fundamental entender que o câncer de próstata pode ser curado quando detectado precocemente. Por esta razão, a mídia, a sociedade e profissionais de saúde reforçaram nesse último mês, em alusão ao novembro azul, a importância da prevenção por meio de exames capazes de identificar a doença.
Por conta da cultura machista muito presente em todas as regiões do Brasil, muitos homens não fazem o exame de toque retal por preconceito. No entanto, é recomendado que a, partir dos 40 anos, o exame seja realizado periodicamente. Sendo assim, deve-se desmitificar a ideia de que a realização do toque retal possa desencadear dúvidas quanto o seu papel de homem na sociedade.

Diante desta realidade, os profissionais de saúde são capacitados para acolher os homens com respeito na sua integralidade, e encorajá-los a manter seu padrão de saúde. A população masculina necessita de apoio para que suas necessidades possam ser supridas. Principalmente quando se trata de tirar dúvidas e obter informações em relação ao câncer de próstata.
Por isso, é recomendável que os homens procurem um serviço de saúde caso apresentem sinais e sintomas como fluxo urinário fraco ou com interrupções; urinar com frequência, em pequenas quantidades; dificuldades para urinar ou para conter a urina; dor, ardência ou sangue na urina; dor persistente na região das costas; e dificuldade para ereção. O diagnóstico precoce é essencial para o tratamento de câncer de próstata, que pode levar à morte.

Fco. Antonio Mendonça
Professor

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img