32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Opinião

FLIC – A Festa Literária de Corupá

terça-feira, 23 de abril 2024

Recebi convite para participar da FLIC – Festa Literária de Corupá, que aconteceu de 4 a 6 de abril na Cidade das Cachoeiras. O convite era para a abertura oficial do evento, no dia 4, e segui para Corupá com alguns de meus livros e as revistas SUPLEMENTO LITERÁRIO A ILHA e ESCRITORES DO BRASIL, das quais sou editor, debaixo do braço. A abertura seria à noite, mas de manhã eu já estava lá e meu mano Ivã me levou ao Seminário de Corupá, onde acontecia a festa literária. Sim, porque a abertura seria à noite, mas já na parte da manhã havia palestra com escritor da região. Fiquei impressionado com o teatro Padre Anchieta lotado de estudantes. Os organizadores da festa convidaram as escolas da cidade para virem ao Teatro Padre Anchieta e na manhã do dia 4 lá estava o Teresa Ramos, que quando estudei lá o sobrenome era o mesmo, mas o nome mudou. Há bastante tempo era Grupo Escolar, hoje já não mais.
Sou nascido em Corupá, com muito orgulho, e foi gratificante, ao chegar ao Brasil, voltando de Lisboa, onde morei por algum tempo, ver que minha terra estava promovendo um Festival Literário. Tive o prazer de encontrar lá a organizadora da Feira do Livro de Joinville, Sueli Brandão, que deu uma “mãozinha” na idealização da festa de Corupá. Encontrei também uma escritora da cidade, cronista das boas, Ingelore Werner Eipper, que é casada com Edy, um colega de primeiros anos de escola, lá no Teresa Ramos. Feliz encontro com tão boa gente.
O Festival Literário de Corupá contou, também, com uma ampla feira do livro, que ofereceu milhares de obras de todos os gêneros. Meu livro “O Vale das Águas”, crônicas sobre Corupá, a cidade das Cachoeiras, também estava lá e está na lista dos vendidos.
Também aconteceram palestras, shows de música, exposição de arte, varal literário, sarau com declamação de poesia, lançamentos de livros e apresentação dos escritores corupaenses, para divulgação e valorização de suas obras, etc. Um acontecimento literário na nossa pequena/grande Corupá, um festival literário que promete muito mais para próximas edições. No próximo ano não poderei participar, infelizmente, pois estarei na Europa, participando do Salão Internacional do Livro de Genebra e das Feiras do Livro de Lisboa e Porto.
Mas terei muito prazer em participar em próximas edições e desejo sucesso cada vez maior para esse empreendimento cultural do nossa querida Corupá.

LUIZ CARLOS AMORIM
ESCRITOR

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com