32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Opinião

Há crise no rádio cearense?

sexta-feira, 22 de março 2024

Sou um amante do rádio por tudo isso fiz até curso de radialista e procuro homenagear sem revanches a todos os radialistas, operadores e ouvintes através da poesia com sua história, seus momentos e sua importância. Mas sinto muito tristeza com o que se passa neste meio de comunicação onde a programação local está definhando e a maioria das emissoras está completando seus horários com transmissão de emissoras de fora ou simplesmente tirando a emissora do ar. A rádio Verdes Mares que antes era AM passou para o prefixo FM e me parece que não está muito bem em termos de audiência mesmo com excelentes profissionais.

Aos finais de semana dá dó zapear pelo dial e não vê programas genuinamente cearenses apesar de sabermos que há muitos radialistas fora do ar por falta de condições de custear os absurdos financeiros dos tais arrendamentos que são perniciosos para o rádio ao oportunizar pessoas sem vocação para o rádio e que tentam ganhar notoriedade política em cima de máquinas de notícias falsas e de opiniões completamente fora da realidade. A situação do rádio é vexatória com pouca salvação em programas e com falta quase que total da participação valorosa de alguns ouvintes que ainda sabem o que dizer e não ocupam as programações com verborragia inútil e , muitas vezes, pautada na mentira.

O que fazer pelo rádio? Mudar a Legislação , garantir subsídios para uma programação local , plural e que seja informativa e aberta à crítica e reflexão. O rádio precisa de bons fluidos e de bons gestores que entendam que o rádio é informação, entretenimento e , sobretudo, respeito ao ouvinte. O rádio cearense precisa de desbravadores e também de imitar bons exemplos que estão por aí… é fácil, é só ter vontade e amor a este meio de comunicação….

FRANCISCO DJACYR
PROFESSOR

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com