23.1 C
Fortaleza

Internet e as escolas

O acesso à rede mundial de computadores é, hoje, uma das mais importantes ferramentas de ensino. Um levantamento realizado pelo Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS) revelou que, no Brasil, 32.434 escolas públicas ainda não contam com qualquer tipo de conexão à internet.

O número corresponde a 22% do total de escolas públicas. Desse número de escolas sem acesso à internet, a maioria está no campo, onde apenas 13% estão conectadas à rede. O fato é que essa discrepância acaba gerando desigualdade no ensino, violando o princípio da universalidade e aprofundando as disparidades hoje existentes.

Entre as escolas urbanas, o desempenho na questão do acesso à rede é maior, e cerca de 80% estão conectadas. No entanto, ainda há mais de nove mil escolas em cidades que não têm acesso à rede ou a conexão à internet é mais lenta do que deveria ser, o que significa que 4,5 milhões de alunos no País estão em desvantagem.

É preciso enfatizar que, ao expandir o acesso à internet e permitir que professores e alunos acionem diferentes fontes e aprofundem seus repertórios, democratiza-se o acesso à informação e a materiais pedagógicos de qualidade, em especial para escolas com menos recursos.

É inconcebível que, em pleno século 21, ainda tenhamos tantas escolas desconectadas com o futuro, futuro este que passa, invariavelmente, pela internet. O mercado de trabalho exigirá cada vez mais especialização e conhecimento por parte dos trabalhadores, daí a importância de, desde cedo, preparar e qualificar a futura mão de obra para ocupar essa demanda criada pelo mundo globalizado. Sem acesso à internet, condena-se uma geração inteira de jovens a um ciclo de exclusão e de subempregos, perpetuando a miséria. Essa discussão precisa abranger toda a sociedade, e não apenas governos e empresas, e precisa ser iniciada o quanto antes, em nome do futuro.

Editorial

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img