26.1 C
Fortaleza

Minas quer uma resposta

O rompimento da barragem continua causando prejuízos à população em Minas Gerais, já que a lama com dejetos continua a viajar pelos rios da região. A Prefeitura de Barra Longa estima que a tragédia causou ao município um prejuízo de R$ 12 milhões. Foram perdidas escolas, pontes, estradas e casas, desabrigando dezenas de famílias e as deixando completamente desamparadas. Muitos dos sobreviventes conseguiram escapar apenas com a roupa do corpo. Patrimônios históricos, como uma igreja centenária localizada naquele município, estão cobertos por metros de barro. A lama tóxica ameaça fontes de água potável.

A cada hora que se passa, vai diminuindo a possibilidade de encontrar alguém com vida. O Governo de Minas Gerais já reconheceu que os 13 funcionários desaparecidos que trabalhavam nas barragens da mineradora Samarco na hora do acidente dificilmente serão encontrados, a essa altura do campeonato, com vida. Mais um corpo foi encontrado em meio aos destroços do que um dia foi a cidade de Mariana, totalizando, até o momento, três vítimas fatais localizadas.

O governo mineiro, agora, vai cobrar, junto à empresa responsável pela barragem, as evidências do que teria causado o rompimento. É essencial que as investigações sejam conduzidas com seriedade e que as respostas esclarecem os motivos dessa enorme tragédia humana, econômica e ambiental. Os sobreviventes e suas famílias precisam de uma resposta para poder continuar suas vidas e, acima de tudo, que os responsáveis pelo acidente sejam identificados, julgados e punidos. Um caso dessa magnitude não pode, absolutamente, passar incólume, até para que não aconteça novamente. Enquanto isso, todo o apoio deve ser dado às equipes de busca, já que ainda há a esperança de se resgar alguém com vida. E que a busca por respostas não caiam no esquecimento por parte de quem as deve.

Mais Lidas

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Justiça pede remoção de vídeos da convenção de Evandro

Decisão atendeu a pedido do PL, que acusou a chapa liderada pelo PT de propaganda eleitoral antecipada no evento com presidente Lula
spot_img